Reflexão do Evangelho 09/10/2019

Quinta-feira de Adoração – 24 de outubro
outubro 9, 2019
Retiro de Oração nos EUA: Quem como Deus!
outubro 9, 2019

Evangelho de hoje (Lc 11,1-4)

«Excelência do Pai-nosso»! O Pai-nosso retira a sua primeira excelência do seu autor, que não é um homem nem um anjo, mas o Rei dos anjos e dos homens, Jesus Cristo. Era necessário, escreve São Cipriano, que Aquele que vinha dar-nos a vida da graça como Salvador nos ensinasse a maneira de rezar como Mestre celestial. A sabedoria deste divino Mestre está patente na ordem, na suavidade, na força e na clareza desta oração divina, curta, mas rica em instruções, inteligível aos simples e plena de mistérios para os sábios. O Pai-nosso contém todos os deveres que temos para com Deus, os atos de todas as virtudes e a súplica de todas as nossas necessidades espirituais e corporais. Ele encerra, afirma Tertuliano, um resumo do Evangelho; ele ultrapassa, diz Tomás de Kêmpis, todos os desejos dos santos; ele inclui, de forma resumida, as sentenças mais doces dos salmos e dos cânticos; ele pede tudo aquilo de que temos necessidade; ele louva a Deus de maneira excelente; ele eleva a alma da Terra ao Céu e une-a estreitamente a Deus. Devemos recitar o Pai-nosso com a segurança de que o Pai eterno ouvirá, pois se trata da oração de seu Filho, que Ele nunca deixa de ouvir; de fato, como pode um Pai tão bom recusar pedido tão bem formulado e apoiado nos méritos e na recomendação de um Filho tão digno? (São Luis-Maria Grignion de Monfort).

São Dionísio, bispo e mártir, rogai por nós!
Shalom 🙏 Veni Sancte Spiritus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *