Reflexão do Evangelho 24/08/2019

Reflexão do Evangelho 23/08/2019
agosto 23, 2019
Reflexão do Evangelho 25/08/2019
agosto 25, 2019

Evangelho de hoje (Jo 1,45-51)

«Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». Hoje celebramos a festa do apóstolo São Bartolomeu. Jesus encontra a Filipe casualmente e lhe diz «Segue-me». Pouco depois, Filipe entusiasmado pelo encontro com Jesus Cristo, procura o seu amigo Natanael para lhe comunicar que encontrou a quem Moisés e os profetas esperavam. Natanael representa a nossa humanidade desconfiada e preconceituosa que tem dificuldade de acreditar nas evidências de Deus. Não acreditamos quando alguém nos fala das coisas de Deus e só confiamos naquilo que vemos, experimentamos e comprovamos. Hoje, Jesus nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, de alguém distante, que nos dizem: “Vem ver”!  Às vezes perdemos o nosso precioso tempo buscando solução para os nossos problemas junto de pessoas a quem consideramos muito especiais e que nos prenunciam coisas que desejamos e, por isso, deixamos para trás o convite de Jesus. Jesus, também, nos vê debaixo das “figueiras” (diversas situações) nas quais nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar, nos transformar, animar. Quando apenas “ouvimos falar” de Jesus nós desconfiamos e nos esquivamos, no entanto, a partir do momento em que fazemos uma experiência pessoal com Ele, nós também poderemos dizer como Natanael: “Jesus: Tu és o Filho de Deus, Tu és rei na minha vida!” Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para Lhe seguir, muitas maravilhas haveremos de presenciar…

São Bartolomeu, Apóstolo, rogai por nós!
Shalom 🙏 Veni Sancte Spiritus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *