Você está em: Home -> Mens. de Mediugore, Notícias -> Campanha da Fraternidade pelas dioceses do Brasil
Campanha da Fraternidade pelas dioceses do Brasil

Campanha da Fraternidade pelas dioceses do Brasil

05.03.2011

Por: cnbb.org.br

A Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, que será aberta oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, 9, já começa a ganhar destaque na Igreja no Brasil. Desde o início do ano, várias dioceses fazem encontros de formação para capacitar voluntários para o exigente trabalho de divulgação e compromisso com a Campanha.

Na terça-feira, 1º, a diocese de Guarabira (PB), fez um encontro de formação que reuniu cerca de 70 pessoas, entre padres, religiosos, leigos, representantes de todas as paróquias, pastorais e movimentos. O professor Carlos Antonio Belarmino Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assessorou o encontro.

A arquidiocese de Goiânia, já convida para a abertura oficial da CF-2011. Será no Aterro Sanitário da capital, na Quarta-Feira de Cinzas, às 9h. “A ideia de realizar a abertura nesse espaço e mostrar à sociedade que atitudes pequenas, mesmo que sejam a longo prazo, são importantes para reverter o quadro de destruição do meio ambiente. Queremos motivar as pessoas para a prática do bem e do respeito para com a criação de Deus”, explica a  coordenação da CF arquidiocesana.

O cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, é o responsável pela abertura da CF na capital baiana. Ele preside no dia 9, às 19h, na catedral Basílica Terreiro de Jesus a missa da Quarta-Feira de Cinzas. Três estratégias serão implantadas na arquidiocese para tornar a CF viva na sociedade.

“O primeiro passo é a mobilização das pessoas, comunidades, igrejas e sociedade como um todo para assumir o protagonismo na construção de alternativas de superação dos problemas ambientais. Na seqüência propor atitudes e comportamentos fundamentados em valores que tenham a vida como referência na relação com o meio ambiente. Por fim, denunciar situações e apontar responsabilidades”, antecipa a arquidiocese.

O bispo da diocese de Toledo (PR), dom Francisco Carlos Bach, falou nesta quinta-feira, 3, em “ética do cuidado” ao lançar a Campanha da Fraternidade 2011, durante coletiva de Imprensa realizada no Seminário Maria Mãe da Igreja, em Toledo. “Mais do que nunca, precisamos passar de um consumo exagerado para uma ética de cuidado pelo planeta. O mundo tem para todos, desde que haja equidade dentro da distribuição e uso dos recursos”, disse. Dom Francisco também apresentou aos jornalistas a Cartilha Fraternidade Viva, que está em sua 6ª edição. O subsídio, editado pela própria diocese, chega às mãos de mais de 8 mil professores e aproximadamente 80 mil alunos de escolas públicas e particulares de municípios que compõem o território diocesano.

Na arquidiocese de Juiz de Fora (MG), a Campanha da Fraternidade foi lançada previamente para a imprensa. A novidade foi o press kit ecológico [pasta feita com banner reutilizado estava um bloco de papel reciclado e um lápis de madeira reflorestada] doado pela assessoria de imprensa da arquidiocese aos jornalistas presentes. O arcebispo, dom Gil Antônio Moreira, ressaltou à imprensa o foco da CF-2011. Ele também destacou que o objetivo é analisar até que ponto o homem está interferindo nesta questão apontou a necessidade de conscientização para evitar que o lixo seja jogado nos rios, terrenos baldios e nas ruas.

Em Belo Horizonte (MG) a arquidiocese abre a CF-2011 no dia 12, às 9h, com a presença do arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Às 10h haverá uma coletiva de imprensa e, às 11h, a celebração eucarística. Durante o evento, que acontece em Caeté, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, haverá a apresentação do projeto Gestão Integrada de Território (GIT). Trata-se de um amplo projeto de preservação da vida em todas as suas dimensões.
O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um monumento natural de Minas Gerais reconhecido como atrativo turístico de especial relevância para o estado. O espaço fica a 2 mil metros de altura, em Caeté.

Também fez encontro de formação sobre a CF-2011 a diocese de Rio Branco (AC). O evento aconteceu no dia 26 de fevereiro e reuniu 120 pessoas de todas as paróquias, pastorais, serviços, movimentos e organismos da diocese. “O objetivo é multiplicar as formações nas paróquias. Para isso, as pessoas que estão participando deste encontro devem repassar as informações em suas comunidades”, explicou a coordenadora da equipe permanente de Campanhas da diocese, Maria José.

Em carta direcionada para todos os fiéis da diocese de Ipameri (GO), dom Guilherme Antonio Werlang, afirmou que “temos que, profeticamente, denunicar e enfrentar o atual sistema econômico, de produção, de acúmulo, distribuição e acesso às riquezas e bens de criação”. Para o bispo, trata-se de “um modelo e sistema perverso porque privilegia poucos, deixa muitos na mais absoluta miséria e é gerador de morte. Pela Campanha da Fraternidade deste ano, somos convocados a anunciar a “Boa Nova”, testemunhando um estilo de vida mais simples, austero e solidário, mais fiel à verdade e à caridade”. E completa: “A Igreja não pode calar diante de um sistema que põe o lucro e o capital como finalidade e referência de tudo e a vida a serviço destes objetivos”.


Tags: , , , , , , , , , , ,

Nome


E-mail






Oração
WEB TV
Beata Elena Guerra
Facebook
Enquete
Qual é a maior graça que você pede neste novo ano?
Ver Resultado
Translate
    Translate to:

Web TV
Mural de Recados
REGINA
17.05.2012 - Quinta-Feira
IRONI, INCLUI O MEU PAI EM SUA ORACAOES, POIS NESTE MOMENTO ESTÁ PASSANDO POR UMA CIRURGIA DELICADA DO CORACAO. AGREDITO EM DEUS E QUE PELAS MAOS ENSANGUENTADAS DO SENHOR IREMOS TER A VITORIA. AMÉM....
silvana santana
16.05.2012 - Quarta-Feira
boa noite.que DEUS continue derramando inumeras bençaos sobre vc e sua familia. quero pedir oraçao em especial para meu marido OTAVIO e minha filha HELOISA e tambem pra mim.meu marido e uma pessoa bem irritada qualquer coisa ele fala palavroes,fica muito revoltado e fica muito agressivo comigo. por favor me ajuda padre. muito obrigado pelo carinho,dedicaçao e fe. espero anciosa e com muita fe acredito no PODER DE DEUS.fica com DEUS! SILVANA
claudia
16.05.2012 - Quarta-Feira
peço que interceda pelo meu casamento que esta em crise.
Maria Nita
16.05.2012 - Quarta-Feira
Gostaria de convida-lo para umencontro de familia em Recife.Com passagem ehospedagem.Se for possivel gostaria de entrar em contato por telefone, 081 33427675.
juliana ferreira santos
16.05.2012 - Quarta-Feira
Sr ironi peço que o senhor ore por mim.Vivo doente a base de Remedios.comecei cedo nas Drogas,me casei e depois de 7 anos me separei.Meu ex marido me de o crak,quando me separei ele mandou fazer um feitiço .Nao voltei mas minha vida nao tem seguimento.arrumei outro mço tambem usuaro me,levou a ruina perdi tudo. tambem ele procurou um pai de santo.ai minha vida e so sofrimento, meu sonho e ser Mae Nao consigo abaixo Deus Me Ajude pelo amor de Deus.....Estou Com pessoa muito Boa que me Ama mas nao tenho Alegria.Que Deus Te Abençoe ................Me responda
Vídeos
DVD - Há poder de Deus

Receba Novidades
Cadastre-se e receba nossas novidades.

E-mail:

Cadastrar
Descadastrar

Apoiadores | Que nosso Deus não deixe faltar nada a você
Seja um Apoiador
Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiador Apoiador Apoiador Patrocinadores Escola Sta Terezinha Gilberto AIRTON ESPANHOL - RIO BONITO RJ LILIAN BANDEIRA FLORES - RIO BONITO RJ APARECIDA E MÁRIO ISSAMU - CURITIBA Apoiador Petras do Brasil Apoiador Apoiador Apoiadores
YouTube
Facebook
Ironi Spuldaro
Há Poder de Deus
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Ironi Spuldaro - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus