Você está em: Home -> Artigos -> Casamento religioso, um direito de quem?
Casamento religioso, um direito de quem?

Casamento religioso, um direito de quem?

09.07.2011

Por: Dom Redovino Rizzardo, cs
Bispo de Dourados – MS

Como faz todos os anos, no dia 22 de janeiro de 2011, Bento XVI recebeu em audiência privada os membros da Rota Romana, o Tribunal do Vaticano encarregado de avaliar as causas judiciárias referentes ao sacramento do matrimônio. Dentre elas, os processos destinados a estudar se, no ato de sua celebração religiosa, o casamento gozava dos requisitos necessários para a sua validade. Em caso negativo, é declarada a “nulidade matrimonial”, ou seja, a inexistência do compromisso sacramental diante da Igreja.

O que chama a atenção de quantos tomaram conhecimento das palavras do Papa é a sua afirmação de que só pode reivindicar o direito a uma cerimônia nupcial religiosa quem… vive a religião! Preocupado com o número crescente de casais que buscam os Tribunais Eclesiásticos em busca de um novo casamento, com a desculpa de que, no primeiro, não tinham as condições necessárias para assumi-lo adequadamente, ele reserva a celebração religiosa para os noivos que fazem seus os ensinamentos da Igreja.

Para Bento XVI, o direito a casar deve ser visto nesta perspectiva: não se trata de uma pretensão subjetiva, que deve ser satisfeita sem mais nem menos pelos sacerdotes, independentemente das disposições interiores dos noivos. A celebração religiosa do matrimônio pressupõe que se possa e se queira assumi-lo na verdade de sua essência, de acordo com o ensinamento de Cristo e da Igreja. Assim, só deveria “casar no religioso” quem goza da capacidade efetiva para o seu correto exercício e não tem em mente objetivos que contrastem com o seu conteúdo.

Evidentemente, para o pleno êxito de tão grande sacramento, o Papa insiste numa preparação adequada, feita possivelmente pelo próprio sacerdote. Nesta matéria, é grande a responsabilidade de quantos se ocupam das almas. O conhecimento dos aspectos basilares e práticos do Direito Canônico relativos às próprias funções constitui uma exigência de primária relevância para todos os agentes pastorais, sobretudo para quem se dedica à promoção da família.

É melhor prevenir do que remediar! Para tanto, é preciso comprometer-se, continua Bento XVI, para que se interrompa o círculo vicioso que muitas vezes se verifica entre uma admissão facilitada ao matrimônio, sem uma adequada preparação e sem uma verificação séria dos requisitos previstos para a sua celebração, e uma declaração judiciária, por vezes também facilitada, onde o matrimônio é considerado nulo apenas a partir da constatação de seu fracasso.

Um discernimento feito com seriedade, conclui o Santo Padre, poderá evitar que impulsos emotivos ou razões superficiais induzam os jovens a assumir responsabilidades que, em seguida, não conseguem honrar. O diálogo, levado adiante pelo sacerdote, separadamente, com cada um dos noivos – sem, com isso, diminuir a importância de outras conversas com o casal e, se possível, com seus familiares – exige um clima de mútua sinceridade, que leve os noivos a entender que são eles os primeiros interessados e os principais responsáveis pela celebração de um casamento válido e seguro.

Contudo, pela experiência que adquiriu através dos séculos e por ser composta de santos e pecadores, a Igreja não rejeita a celebração religiosa do matrimônio de quem, apesar de não estar perfeitamente preparado do ponto de vista espiritual, manifesta a intenção de abraçar e viver o casamento de acordo com as diretrizes e as exigências que o enriquecem.

Para Bento XVI, o bem que a Igreja e a sociedade esperam do casamento e da família nele fundamentada é grande demais para não se comprometer com eles através de uma pastoral adequada e perseverante. O matrimônio e a família são instituições que devem ser assumidas, promovidas e defendidas como prioridades por quantos acreditam no futuro da humanidade.

Ultimamente, os Tribunais e as Câmaras Eclesiásticas aumentaram tanto o seu trabalho, que correm o perigo de serem vistos como “agências de divórcio para os católicos”… Se o fato prova que muitos cristãos buscam a celebração religiosa por mera conveniência social, também demonstra que há outros que desejam regularizar a própria condição para melhor servir a Deus, à Igreja e aos irmãos.


Tags: , , , , , ,

Nome


E-mail






Oração
WEB TV
Beata Elena Guerra
Facebook
Enquete
Qual é a maior graça que você pede neste novo ano?
Ver Resultado
Translate
    Translate to:

Web TV
Mural de Recados
REGINA
17.05.2012 - Quinta-Feira
IRONI, INCLUI O MEU PAI EM SUA ORACAOES, POIS NESTE MOMENTO ESTÁ PASSANDO POR UMA CIRURGIA DELICADA DO CORACAO. AGREDITO EM DEUS E QUE PELAS MAOS ENSANGUENTADAS DO SENHOR IREMOS TER A VITORIA. AMÉM....
silvana santana
16.05.2012 - Quarta-Feira
boa noite.que DEUS continue derramando inumeras bençaos sobre vc e sua familia. quero pedir oraçao em especial para meu marido OTAVIO e minha filha HELOISA e tambem pra mim.meu marido e uma pessoa bem irritada qualquer coisa ele fala palavroes,fica muito revoltado e fica muito agressivo comigo. por favor me ajuda padre. muito obrigado pelo carinho,dedicaçao e fe. espero anciosa e com muita fe acredito no PODER DE DEUS.fica com DEUS! SILVANA
claudia
16.05.2012 - Quarta-Feira
peço que interceda pelo meu casamento que esta em crise.
Maria Nita
16.05.2012 - Quarta-Feira
Gostaria de convida-lo para umencontro de familia em Recife.Com passagem ehospedagem.Se for possivel gostaria de entrar em contato por telefone, 081 33427675.
juliana ferreira santos
16.05.2012 - Quarta-Feira
Sr ironi peço que o senhor ore por mim.Vivo doente a base de Remedios.comecei cedo nas Drogas,me casei e depois de 7 anos me separei.Meu ex marido me de o crak,quando me separei ele mandou fazer um feitiço .Nao voltei mas minha vida nao tem seguimento.arrumei outro mço tambem usuaro me,levou a ruina perdi tudo. tambem ele procurou um pai de santo.ai minha vida e so sofrimento, meu sonho e ser Mae Nao consigo abaixo Deus Me Ajude pelo amor de Deus.....Estou Com pessoa muito Boa que me Ama mas nao tenho Alegria.Que Deus Te Abençoe ................Me responda
Vídeos
DVD - Há poder de Deus

Receba Novidades
Cadastre-se e receba nossas novidades.

E-mail:

Cadastrar
Descadastrar

Apoiadores | Que nosso Deus não deixe faltar nada a você
Seja um Apoiador
Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiador Apoiador Apoiador Patrocinadores Escola Sta Terezinha Gilberto AIRTON ESPANHOL - RIO BONITO RJ LILIAN BANDEIRA FLORES - RIO BONITO RJ APARECIDA E MÁRIO ISSAMU - CURITIBA Apoiador Petras do Brasil Apoiador Apoiador Apoiadores
YouTube
Facebook
Ironi Spuldaro
Há Poder de Deus
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Ironi Spuldaro - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus