Você está em: Home -> Mens. de Mediugore -> Diretrizes do Diaconato Permanente
Diretrizes do Diaconato Permanente

Diretrizes do Diaconato Permanente

27.08.2010

Por: cnbb.org.br

A Comissão para atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente fez sua primeira reunião nesta quinta-feira, 26, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para discutir a metodologia de trabalho que a equipe vai adotar para começar a atualização do documento “Diretrizes do Diaconato Permanente”, em vigor desde 2003.

Durante a reunião, a equipe também deu início à elaboração de um questionário que será enviado para as Comissões Regionais do Diaconato Permanente, com o objetivo de solicitar a contribuição dos diáconos em sugestões e acréscimos ao novo texto.

O presidente da Comissão, dom Anuar Battisti [arcebispo de Maringá (PR)], antecipou que três elementos já foram definidos para integrar a nova redação. “O novo documento vai constar do magistério da Igreja a partir de citações do papa Bento XVI sobre o diaconato permanente, das diaconias: as regiões atendidas pelos diáconos permanentes, e da dimensão da missionariedade dos diáconos, a partir do Documento de Aparecida (DAp)”.

Ainda nessa primeira reunião, o grupo pontuou mudanças de palavras, parágrafos e fez correções no texto atual. Dom Anuar afirmou que até o fim de outubro, os questionários deverão voltar respondidos. Em novembro, o secretário executivo da Comissão, padre Reginaldo Lima [assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB], deverá fazer a tabulação dos dados e, em 7 de dezembro, acontecerá a segunda reunião que dará início  à primeira redação de atualização do novo documento a ser apresentado na 49ª Assembleia Geral da CNBB, marcada para maio de 2011, em Aparecida (SP). Com a aprovação da CNBB, o texto seguirá a Roma, para aprovação da Congregação para a Educação Católica.

Integram a Comissão três bispos [dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR); dom Vicente Gosta, bispo da diocese de Jundiaí (SP); dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI); dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro]; um diácono permanente [Odelcio Calligaris Gomes da Costa, presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND)] e dois sacerdotes [Reginaldo Lima e Valter Maurício Goedert].

Atualmente existem no Brasil 2.200 diáconos permanentes. Segundo o diácono Odelcio, cerca de 53% das dioceses do país têm diáconos permanentes.


Tags: , , , , , , , , , ,

Nome


E-mail






WEB TV
Beata Elena Guerra
Facebook
Enquete
Qual é a maior graça que você pede neste novo ano?
Ver Resultado
Translate
    Translate to:

Web TV
Mural de Recados
neuza
04.02.2012 - Sádado
bom dia ironi sou mineira de carmo da cachoeira mg estou encantada com suas pregaçoes na seculo 21 que deus continue te usando para trazer a palavra ate nos deus te abençoe se puder me responda paz em cristo
Kelly
03.02.2012 - Sexta-Feira
Peço a graça de todos os meus impossiveis , pela intercesao de nosa mãe Maria Santissima.são Miguel Arcanjo,Padre Pio, Helena Guerra,João Paulo !!,.Todos os Anjos e Santos e toda a melicia celeste...Amém
Maria Ângela
03.02.2012 - Sexta-Feira
Boa Noite e paz de Jesus! Reze pela minha família e também por mim.Estamos doentes, precisamos de cura física, espitual e emocional.
maria francisca
03.02.2012 - Sexta-Feira
QUE JESUS LHE ABENCOE,
Marinês
03.02.2012 - Sexta-Feira
Ironi, já reprovei 5x no exame para tirar cnh, será q é da vontade d Deus q eu não dirija? por favor, me ajude a discernir, e q Deus t abençoe e t traga em Uruguaiana/Rs para um encontro com o pessoal q tanto gosta d ti. Um abraço Que benção ter descoberto esta rádio!
Vídeos
Ironi Spuldaro - Tv Século 21

Receba Novidades
Cadastre-se e receba nossas novidades.

E-mail:

Cadastrar
Descadastrar

Apoiadores | Que nosso Deus não deixe faltar nada a você
Seja um Apoiador
Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiadores Apoiador Apoiador Apoiador Patrocinadores Escola Sta Terezinha Gilberto Neusa AIRTON ESPANHOL - RIO BONITO RJ LILIAN BANDEIRA FLORES - RIO BONITO RJ APARECIDA E MÁRIO ISSAMU - CURITIBA Apoiador Petras do Brasil Apoiador Apoiador Apoiadores Apoiador
Facebook
Ironi Spuldaro
Há Poder de Deus
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2012 - Ironi Spuldaro - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus