Você está em: Home -> Mens. de Mediugore -> Evangelho Mateus 5,17-19
Evangelho Mateus 5,17-19

Evangelho Mateus 5,17-19

14.03.2012

Quarta-Feira, 14 de Março de 2012 – 3ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

– Palavra da Salvação.    – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Você sabe mesmo o que é lei divina? É importante refletir sobre este conceito. Muitas pessoas, talvez pela formação religiosa rígida que receberam, têm até pavor em falar sobre este assunto. Há, efetivamente, quem tem medo até de Deus, quanto mais das suas leis. Contudo, precisamos entender que a lei divina é a lei do amor. Entendendo o amor de Deus, entenderemos a lei divina. Entendendo a lei divina, entenderemos o amor de Deus. Isso resume tudo o que Deus é: amor!

2 – Faz-se necessário dizer que a Lei divina não se compara com as leis feitas por nós, mortais criaturas, para o bom ordenamento da vida em sociedade. É inegável que as leis humanas adquirem maior sentido quando tem seu fundamento na lei de Deus. Quanto mais tivermos Deus como referência, tanto mais humanos seremos. A Lei divina além de resgatar a pessoa na sua totalidade, a projeta para a santidade e a eternidade. Na Lei de Deus a vida plena e feliz do ser humano é o que realmente importa. O ponto central  de convergência na Lei divina é o próprio Deus. É por isso que Jesus diz: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Não nos esqueçamos, jamais, que a Lei de Deus é amor.

3 – Cumprir a sua Lei sagrada é participar ativamente deste amor de predileção. O problema é que nós, humanamente falando,  temos uma tentação enorme em contemporizar tudo e flexibilizar tudo, de conformidade com a nossa medida de entendimento ou interesses pessoais. O que Deus tem em mente com sua Lei sagrada, efetivamente, é nos preservar dos caminhos que nos afastam d’Ele. Ele bem sabe que longe d’Ele não seremos felizes. A virtude da obediência aos mandamentos nos garante esta proximidade com Ele. A Lei divina tem uma dimensão vertical e uma dimensão horizontal. É amar a Deus sobre todas as coisas e, ao próximo, como a nós mesmos. A partir do momento que tivermos entendido isso, tudo será diferente em nós. Só o amor liberta… A Lei de Deus não tem nada de escravidão. A centralidade da Lei de Deus é o mandamento do amor. Feliz é a nação, feliz é a família, feliz é a pessoa, cujo Deus é o Senhor.

Aproveito para recordá-los os 10 mandamentos:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar seu santo nome em vão.
3. Guardar domingos e festas.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade (fidelidade).
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Oração

Ó Deus criador, do qual tudo me vem, eu Te louvo pela beleza e perfeição que todas as coisas contêm. Tua Lei natural tudo governa e me governa. Humildemente Te peço: não me deixes viver afastado de Tua lei divina. Longe da Tua sagrada lei não serei feliz. Dá-me, Jesus, o discernimento necessário para amar-Te sobre todas as coisas e, ao próximo, como a mim mesmo.  Porque És amor, tua lei é amor. Porque És perfeito, Tua lei é perfeita. Porque És eterno,  Tua lei é eterna. Porque És misericordioso,  Tua lei é misericordiosa. Resgata-me, Senhor, por Teu grande amor. Que meus juízos não sejam vazios da Tua presença. Mais do que conhecer, dá-me a graça de entender e viver Tua sagrada Lei que liberta e salva. Faze-me capaz de legislar tendo em mente tão somente a defesa da vida de todo ser humano. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um excelente dia, repleto das bênçãos de Deus.

Com muita estima,

Padre  Renato dos Santos – SDB


Tags: , , , , , , ,

Nome


E-mail






LIVRO DIGITAL
LIVRO DIGITAL
OUÇA NOSSA WEB RÁDIO
OUÇA NOSSA WEB RÁDIO
LOJA VIRTUAL
APOIA ESTE SITE
APOIA ESTE SITE
TRANSMISSÃO ON-LINE
EVENTOS
ENTRE EM CONTATO
WIDAGENDA
EVENTOS
Acamp. Livrai-nos do mal
Resisti ao mal, apegai-vos…
Beata Elena Guerra
Louvemos o Senhor dia 11/08/2013
Facebook
Enquete
Você já fez sua assinatura eletrônica pedindo ao Papa para consagrar o mundo ao Espírito Santo no site www.papafrancisconsagreomundo.com ?
Ver Resultado
Mural de Recados
Solange Alves a.e silva
04.12.2017 - Segunda-Feira
Peço oração pela melhora de um zumbido que meu marido te no ouvido. E tbem pela saúde do meu pai que está com problema na próstata.obrigada
Solange Alves a.e silva
04.12.2017 - Segunda-Feira
Peço orações pela cura dos meus olhos pois dei isquemia no olho esquerdo e tbem depressão que tenho
Vanessa Cordeiro
07.11.2017 - Terça-Feira
Peço orações para Jesus da muita forca André para ir tirar carteira de habilitação Montes claros mg
Vanessa Cordeiro
07.11.2017 - Terça-Feira
Peço orações para Jesus abrir as portas do emprego para Sávio
Vanessa Cordeiro
07.11.2017 - Terça-Feira
Peço orações para que os meus cabelos sejam curados da queda amém
Apoiadores | Que nosso Deus não deixe faltar nada a você
Seja um Apoiador
Apoiadores Apoiadores Apoiador Apoiador Apoiador fidelita Escola Sta Terezinha Gilberto APARECIDA E MÁRIO ISSAMU - CURITIBA Apoiador Apoiador dominus dominus baraldi Apoiadores
YouTube
Facebook
Ironi Spuldaro
Há Poder de Deus
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2019 - Ironi Spuldaro - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Comunicação a Serviço de Deus.
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus