14º Dia – Retiro Espiritual para Pentecostes

SÁBADO DA SEGUNDA SEMANA  DIA 25/04 


Leituras do dia: 1 Pd 5,5b-14; Salmo 88 e Mc 16, 15-20 
 
    Festejamos São Marcos Evangelista! Fazer memória de um homem de Deus como este é sempre ter a esperança na fidelidade de Deus diante da história humana! Não é fábula! Deus não abandona-nos!

     Marcos, autor do Evangelho mais antigo testemunha-nos hoje o grande desejo do Ressuscitado: Missões! Perguntemo-nos imediatamente: Nosso coração bate neste mesmo desejo? Estamos apaixonados pela salvação das almas? Não é possível celebrar e viver Páscoa individualmente! Ressuscitados precisam provocar novas ressurreições! Homens e mulheres que nasceram do Tríduo Pascal precisam despertar e avivar novas existências adormecidas e mortas! Ide é um imperativo! Ide é hoje uma necessidade! Um sonho de Deus! Ide hoje urge! Ide indica urgência missionária, consciência missionária, existência missionária! Uma Igreja decididamente missionária só será possível se houverem cristãos decididamente missionários! E o Mistério Pascal é o núcleo do anúncio missionário! Quem não conhece a Páscoa nunca poderá ser missionário! Invoquemos a coragem apostólica de São Marcos. Também nós precisamos ser anunciadores da Boa Nova. O mundo hodierno precisa de novos evangelistas que carreguem a Palavra de Fogo no coração e na vida, Palavra que por primeiro nos transformou e tem o poder de edificar e corrigir, resgatar e salvar. Pentecostes é também o início solene da missão da Igreja. O Espírito Santo é o principal protagonista e responsável pela ação evangelizadora da Igreja. Na Festa do batismo do Senhor em 2015, o Papa Francisco tocou também neste tema: “Depois, a descida do Espírito Santo em forma de pomba: consente a Cristo, o Consagrado do Senhor, inaugurar a sua missão, que é a nossa salvação. O Espírito Santo: o grande esquecido em nossas orações. Nós, muitas vezes, rezamos a Jesus, rezamos ao Pai, especialmente no “Pai Nosso”, mas não com tanta frequência rezamos ao Espírito Santo, não é? É o 
esquecido. E precisamos pedir a sua ajuda, a sua fortaleza, a sua inspiração. O Espírito Santo que animou a vida e o ministério de Jesus é o mesmo Espírito que hoje guia a existência cristã, a existência do homem e da mulher que querem ser cristãos. Colocar sob a ação do Espírito Santo nossa vida de cristãos e a missão, que todos recebemos em virtude do Batismo, significa reencontrar a coragem apostólica necessária para superar as fáceis acomodações mundanas. Um cristão e uma comunidade “surdos” à voz do Espírito Santo, que impulsiona a levar o Evangelho aos confins da terra e da sociedade, tornam-se um cristão e uma comunidade de “mudos” que não fala e não evangeliza.”

     Não existem missionários enviados e capacitados sem o Espírito Santo! Sem Ele não há Igreja em saída, não há Ide. Venha sobre nós um Pentecostes missionário para retirar-nos de toda zona de conforto e acomodação e levar-nos “por todo mundo” para “pregar o Evangelho a toda criatura”.  
 
 Que Força desta Palavra você precisa para tua vida hoje?

———————————————————————————-

 Onde o Foco do Espírito precisa te alcançar neste momento?

———————————————————————————-

 Em que a tua fé será concretizada ao longo deste dia?

———————————————————————————- 
 
 
TERMINANDO A SEGUNDA SEMANA 

* Escreva seu crescimento pessoal da semana? 
______________________________________________________________________________
 
* Quais foram os frutos obtidos ao longo desta semana? 

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler