4º Dia
Os anjos visitam os pastores
“Hoje vos nasceu, na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Senhor.” Lucas 2,11
O nascimento de Jesus foi primeiramente proclamado aos pastores que guardavam os seus rebanhos nos campos de Belém. O anjo apareceu-lhes e a glória de Deus brilhou ao redor deles. Ficaram tomados de grande temor. O anjo porém lhes disse: “Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. A mensagem enfatizou três mensagens sublimes sobre o Natal:
Jesus é o Salvador do mundo. Não há salvação em nenhum outro nome. Só Jesus Cristo salva. Só Ele é o mediador entre Deus e os homens. Também Jesus é o Cristo, o Messias, o prometido e o desejado de todas as nações. Foi prometido na eternidade, anunciado pelos patriarcas e profetas, e na plenitude dos tempos desceu do céu à terra para nos resgatar dos nossos pecados. Finalmente, Jesus é o Senhor. Aquela criança que nasceu na manjedoura, cresceu numa carpintaria, morreu numa cruz, deixou seu túmulo aberto, voltou ao céu e está à direita de Deus Pai reinando soberanamente em todo o universo.
Pai amado, obrigado por me fazer entender que abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual importa que seja salvo, exceto no nome de Jesus. Amém.
VINDE ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!
V. Abri Senhor meus lábios
R. E minha boca anunciará vosso louvor.
V. Vinde ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-nos e salvai-nos
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
OFERTA DIÁRIA AO ESPÍRITO SANTO
Te ofereço, ó Divino Espírito Santo, a oração de Maria e dos Apóstolos no Cenáculo, e a esta uno a minha, para que se realize em mim, na Igreja e no mundo, um Novo Pentecostes de Amor!
Maria, Virgem do Cenáculo rogai por nós!
Beata Elena Guerra, rogai por nós!
– Fazer um clamor ao Espírito Santo
ROSÁRIO DO ESPÍRITO SANTO
Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Em cada mistério:
Pede-se um dom do Espírito Santo, repete-se 7 vezes:
Pai Santo, no nome de Jesus, manda teu Espírito para renovar o mundo!
Conclui-se com:
Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
Os sete Mistérios invocando os sete dons do Espírito Santo.
1.Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu.
Pai Santo…
Ó Maria…
2.Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da tua eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos.
Pai Santo…
Ó Maria…
3.Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação.
Pai Santo…
Ó Maria…
4.Vem ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais.
Pai Santo…
Ó Maria…
5.Vem ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos.
Pai Santo…
Ó Maria…
6.Vem ó Espírito de Piedade, vem habitar em nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos.
Pai Santo…
Ó Maria…
7.Vem ó Espírito de Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males antes que pecar.
Pai Santo…
Ó Maria…
Invocação a Maria:
Ó Puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que no mistério da encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que perseverando em oração no cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Oração Final
Venha sobre nós o teu Espírito, Senhor, transforme-nos interiormente com seus dons; criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à Tu a Santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.