Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 24 de abril (Jo 6,22-29): «Esforçai-vos pelo alimento que permanece até à vida eterna!»
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar notou que antes havia aí um só barco e que Jesus não tinha entrado nele com os discípulos, os quais tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste aqui?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo». Perguntaram então: «Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?» Jesus respondeu: «A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou».
COMENTÁRIO: «Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade, vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará». O Senhor começa por corrigir a falta de retidão de intenção que movia a multidão a segui-Lo, preparando-os assim para compreender a doutrina do discurso Eucarístico. «Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. «Procurais-Me, comenta Santo Agostinho, por motivos da carne, não do espírito. Quantos há que buscam Jesus, guiados apenas por interesses temporais! Quase não se busca Jesus por Jesus». Que direção e que esforço nos levam a encontrar a Jesus verdadeiramente? Nos responde o próprio Senhor: «Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. As pessoas insistem e continuam perguntando: «Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?» Jesus responde: «A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou». Jesus não pede uma multiplicação de obras boas, e sim que cada um tenha fé naquele que Deus Pai enviou. Porque com fé, o homem realiza a obra de Deus. Em Maria santíssima temos o melhor modelo de amor manifestado em obras de fé!
«O alimento corporal serve para a vida neste mundo, o espiritual sustenta e desenvolve a vida sobrenatural, que continua para sempre no Céu!»
São Fidélis de Sigmaringa, rogais por nós, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!