Reflexão do Evangelho 08/07/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 08 de julho (Mt 9,18-26): «Duas magníficas manifestações de fé»
Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, prostrou-se diante dele e disse: «Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá». Jesus levantou-se e o acompanhou, junto com os discípulos. Nisto, uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias veio por trás dele e tocou na franja de seu manto. Ela pensava consigo: «Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada». Jesus se voltou e, ao vê-la, disse: «Coragem, filha! A tua fé te salvou». E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão agitada, e disse: «Retirai-vos! A menina não morreu; ela dorme». Mas eles zombavam dele. Afastada a multidão, ele entrou, pegou a menina pela mão, e ela se levantou. E a notícia disso se espalhou por toda aquela região.

COMENTÁRIO: «A tua fé te salvou»! São Mateus nos convida a admirar duas magníficas manifestações de fé que comoveram o coração de Jesus e provocaram imediatamente a sua resposta. O Senhor não se deixa vencer em generosidade! «Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá». Quase poderíamos dizer que com uma fé consistente nós «obrigamos» a Deus. Ele gosta desta espécie de obrigação. O outro testemunho de fé também é impressionante: «Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada». É Ele mesmo quem deseja “obrigar-se” conosco e deixar-se “prender” por nossa fé: «Eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta»! Ele é nosso Pai, e não quer negar nada do que convém aos seus filhos. Entretanto, é necessário que lhe manifestemos confiantemente os nossos pedidos. A confiança em Deus requer intimidade: para confiar em alguém é preciso conhecê-lo, e para conhecê-lo é necessário conviver com ele. Assim, «a fé faz brotar a oração, e a oração, enquanto brota, alcança a firmeza da fé» (Santo Agostinho).

Orai sem cessar: «Embora estejamos deitados na cama dos nossos pecados e do nosso corpo, se Jesus nos tocar, ficaremos instantaneamente curados» (São Jerônimo)
Santo Agostinho Zhao Rong e Companheiros, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelos nossos irmãos da região Sul!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler