Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista
“Em meio a inúmeras curas e prodígios, São Mateus deixou registrado o maior milagre que jamais lhe ocorreu: a sua conversão a Cristo.”
Evangelho de hoje, 21 de setembro (Mt 9,9-13): “Vocação de Mateus”
Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».
COMENTÁRIO: Perseverar na graça da conversão! O primeiro meio de perseverar no caminho que conduz ao Céu é ser fiel, seguindo e aproveitando os movimentos de graça que Deus está disposto a conceder-nos. Todos os santos devem a sua felicidade à fidelidade com que seguiram os movimentos que o Espírito Santo lhes concedeu, e os condenados só podem atribuir a sua desgraça ao desprezo que tiveram por eles. Tanto basta para vos fazer compreender o seu valor e a necessidade de lhes serdes fiéis. Mas, perguntareis, como saberemos se estamos a fazer o que a graça quer de nós ou se estamos a resistir-lhe? Se não sabeis, escutai-me um momento e percebereis o essencial. Antes de mais, dir-vos-ei que a graça é um pensamento que nos faz sentir a necessidade de evitar o mal e de fazer o bem. Os santos só se santificaram pela sua grande dedicação em seguir as boas inspirações que Deus lhes enviava, e os condenados só caíram no inferno porque as desprezaram. No Evangelho, vemos que todas as conversões que Jesus Cristo operou durante a sua vida se basearam na perseverança. Como foi que São Mateus se converteu? Sabemos que Jesus Cristo, tendo-o visto no seu ofício, o convidou a segui-lo, e que Mateus o seguiu; mas o que nos garante que a sua conversão foi verdadeira é que ele não voltou a esse ofício, não cometeu mais injustiças: depois de ter começado a seguir Jesus Cristo, não mais O deixou. A perseverança na graça e a renúncia ao pecado para sempre foram os sinais seguros da sua conversão (São João Maria Vianney, presbítero, Cura de Ars).
Leia a Bíblia: “Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!” (Sl 18, 4-5)
São Mateus e Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!