Reflexão do Evangelho 22/10/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Memória de São João Paulo II
Hoje, 22 de outubro, celebramos a memória de São João Paulo II, que, como bom vinhateiro de Cristo, conduziu muitas almas estéreis ao fruto maduro do amor…

Evangelho de hoje, 22 de outubro (Lc 12,35-38): «Exortação à vigilância»
Disse Jesus aos seus discípulos: Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: Ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso Ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

COMENTÁRIO: «Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar!» Este Evangelho pode ser ouvido de duas maneiras: com um medo paralisante ou com profunda alegria. Quando o cristão reza o Símbolo dos Apóstolos, o Credo, repete frequentemente que Cristo “subiu aos céus, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Se de fato cremos neste mistério da fé, de que modo ele nos atinge? Alguém se apressaria a dizer que a expectativa da chegada de nosso Juiz só pode inspirar temor e tremor, diante da possibilidade de uma condenação inapelável, medo e angústia acentuados pela consciência de nossos próprios pecados. Por outro lado, muitos se alegram ao saber que nosso Juiz será aquele mesmo que, na Cruz do Calvário, deu a vida por nós, para nossa salvação, e é nosso intercessor junto do Pai. Se nós tememos a hora em que Jesus virá, é porque não O conhecemos verdadeiramente, ainda não fomos inundados por sua misericórdia”. Ser cristão é viver o presente na expectativa da chegada do Senhor. “Não somos da noite, nem das trevas, diz o Apóstolo Paulo, portanto, não durmamos, mas vigiemos” (1Ts 5,6).

Orai sem cessar: “Vigia esperando aurora, qual noiva esperando o amor, é assim que o servo espera, a vinda do seu Senhor!”
São João Paulo II, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler