Reflexão do Evangelho 06/02/2025

Evangelho de hoje, 06 de fevereiro (Mc 6,7-13): «Jesus envia em missão seus escolhidos, dando-lhes poder sobre o mal»
Jesus chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. Mandou que não levassem nada pelo caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Dizia-lhes ainda: «Quando entrardes numa casa, permanecei ali até a vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem vos escutarem, saí de lá e sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles». Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse. Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos doentes e os curavam.

COMENTÁRIO: “Ele chamou os Doze e começou a enviá-los”… Inimigo de Deus, o Demônio tenta atingi-Lo indiretamente, afastando de sua amizade as suas criaturas humanas. Ao lado da sociedade ímpia e da natureza humana decaída, a ação demoníaca constitui-se obstáculo à nossa salvação. O dom do discernimento dos espíritos permite reconhecer as moções e iniciativas do Maligno contra nossa santificação. A mentalidade racionalista pretende negar a existência do demônio, sob a alegação de superstição e empréstimo de antigas mitologias, ou reduz o Inimigo a uma simples “ausência do bem”, uma ineficiência. O magistério da Igreja, porém, com base na própria Escritura, reconhece sua existência. Paulo VI foi muito explícito neste ponto, falando do Maligno como uma “eficiência”, um “ser pessoal”, perverso e perversor. Há dois erros graves neste particular. E ambos facilitam a ação destrutiva do Maligno: 1) negar sua existência; 2) ver sua presença em tudo, elevando-o à categoria de autêntico “deus do mal”, em clima de evidente maniqueísmo. Certos grupos de cristãos vivem em clima de demonismo, como se o poder de Deus não lhe fosse infinitamente superior. No Evangelho de hoje, os Apóstolos são enviados em missão e dotados do mesmo poder que Jesus manifestava, sujeitando os espíritos imundos ao Nome de Jesus. Aprendemos, assim, que Deus é fiel e nunca nos confiará qualquer missão sem nos dar a assistência do Espírito Santo. Unidos a Ele, seremos vitoriosos contra o Mal!

Orai, sem cessar: “Querido Deus, em cujos ministros ordenados encontro o único sacerdócio de vosso Filho Jesus, fazei de nossos pastores, bispos e padres, verdadeiros pais espirituais, que se sacrificam amorosamente pela salvação das almas. Assim seja!”
São Paulo Miki e Companheiros Mártires, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler