Evangelho de hoje, 25 de fevereiro (Mc 9,30-37): «Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!»
Partindo dali, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia, mas ele não queria que ninguém o soubesse. Ele ensinava seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Morto, porém, três dias depois ressuscitará». Mas eles não compreendiam o que lhes dizia e tinham medo de perguntar. Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis pelo caminho?». Eles, no entanto, ficaram calados, porque pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus se sentou, chamou os Doze e lhes disse: «Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!». Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: «Quem acolher em meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo. E quem me acolher, estará acolhendo, não a mim, mas Àquele que me enviou».
COMENTÁRIO: «O último de todos e o servo de todos»! Responde àqueles a quem os estigmas da Paixão no corpo de Cristo mergulham na incerteza, e que colocam esta pergunta: «Quem é esse rei glorioso?» (Sl 24,8). Responde-lhes que é Cristo, «forte e poderoso» em tudo o que fez e continua a fazer. De fato, achas pouco que Ele Se tenha feito humilde por tua causa? Acha-O desprezível pelo fato de, sendo Bom Pastor, ter oferecido a vida pelo seu rebanho, ter vindo procurar a ovelha perdida e, tendo-a encontrado, a ter levado aos ombros, esses ombros que levaram a cruz por ela e, tendo-a conduzido à vida do alto, a ter colocado entre as ovelhas fieis que tinham ficado no redil? Despreza-O por ter acendido uma lâmpada, a sua própria carne, e ter varrido a sua casa, purificando o mundo do pecado, para procurar a dracma perdida, perdendo a beleza da sua efígie real por causa da sua Paixão? Considera-O menos por Se ter cingido com uma toalha para lavar os pés aos discípulos, mostrando-lhes que o modo mais seguro de se elevarem é humilhando-se? Causas um desgosto a Deus por Cristo Se humilhar, inclinando a sua alma para a terra, para elevar com Ele os que estão vergados sob o peso do pecado? Censuras-Lhe ter comido com os publicanos e com os pecadores para sua salvação? Como podes pôr em causa um médico que Se debruça sobre os sofrimentos e as feridas dos doentes para os curar? (São Gregório de Nazianzo, bispo, doutor da Igreja).
Orai sem cessar: «Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!»
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏