Reflexão do Evangelho 16/07/2025

Memória da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, Nossa Senhora do Carmo
“A feliz celebração de Nossa Senhora do Carmo nos permite recordar que a grande alegria de Deus é vir à alma de seus amigos para estar e habitar com eles.”

Evangelho de hoje, 16 de julho (Mt 12,46-50): «Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?»
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com Ele. Alguém lhe disse: «Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Ele respondeu àquele que lhe falou: «Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?». E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: «Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

COMENTÁRIO: «O que cumpre a vontade de meu Pai celestial, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». Quem é minha mãe, pergunta Jesus. Parece que o Senhor tem uma atitude depreciativa para com Maria. Não é isso! O que Jesus quer deixar claro aqui é que aos seus olhos, os olhos de Deus, o valor decisivo da pessoa não reside no aspecto da carne ou do sangue, mas na disposição espiritual de aceitação da vontade de Deus: «E, estendendo a mão para os discípulos», acrescentou: «Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». Naquele momento, a vontade de Deus era que Ele evangelizasse aqueles que O ouviam e que eles O escutassem. Isso estava acima de qualquer outro valor, por mais entranhável que fosse. Para fazer a vontade do Pai, Jesus Cristo tinha deixado Maria e agora estava a pregar longe de casa. Mas, quem se empenhou mais em cumprir a vontade de Deus do que Maria? «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra»! Por isso Santo Agostinho diz que “Maria, primeiro acolheu a palavra de Deus no seu espírito pela obediência e somente depois a concebeu em seu seio pela Encarnação”.

Orai sem cessar: “Doravante, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações!”
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e das pandemias!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler