Evangelho de hoje, 27 de agosto (Mt 23,27-32): «Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados»
Disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Vós, pois, completai a medida de vossos pais!»
COMENTÁRIO: É por amor que se corrige! A ciência de Cristo. Nosso Senhor, que por seu entendimento divino tudo conhecia, via também, por sua ciência infusa, os segredos dos corações, como diz o evangelista São João: “Ele não necessitava que alguém lhe desse testemunho do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem” (Jo 2, 25). Por isso, repreendia com justa dureza os escribas e fariseus, cuja hipocrisia, por oculta que fosse aos homens, estava nua e descoberta aos seus olhos: “Væ vobis, scribæ et pharisaei hypocritæ”! As duas caridades. Ao repreender os chefes do povo, dá Jesus exemplo dos dois amores que motivam e, em certos casos, até exigem, com prudência e discernimento, a correção fraterna em público: a) amor ao pecador, para que se converta e emende sua vida; b) e amor aos circunstantes, para que não se escandalizem e aproveitem, aplicando-a si, a correção feita a outro.
Orai sem cessar: “Diante do Juiz, em nossa passagem para o eterno, de nada valerá a nossa aparência. Seremos julgados segundo nosso coração!”
Santa Mônica, rogai pela conversão e santificação das nossas famílias, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏