Reflexão do Evangelho 17/09/2025

Evangelho de hoje, 17 de setembro (Lc 7,31-35): “Geração má e ingrata! “
Naquele tempo, disse Jesus: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

COMENTÁRIO: Com quem hei de comparar esta geração! Com a alusão a alguma canção popular ou a um jogo das crianças de então, Jesus censura os homens que resistem a reconhecê-Lo pela sem-razão das suas desculpas. Desde o princípio da história humana o Senhor esforçou-Se por atrair todos a Si: «Que devia fazer pela minha vinha que não tenha feito?» (Is 5,4). A resposta dos homens foi com frequência de rejeição: «Por que é que, esperando eu que desse uvas, apenas produziu agraços?» (Is 5,4). Condena também o Senhor a maledicência: pode haver quem, para justificar a sua atuação, veja pecado onde só há virtude. «Quando descobrem claramente o bem — escreve São Gregório Magno —, esquadrinham para examinar se há, além disso, algum mal oculto». O jejum do Batista é interpretado por eles como obra do demônio; a Jesus, porém, chamam-Lhe glutão. O Evangelista não tem reparo em referir as acusações e calúnias que se disseram contra o Senhor. De outro modo não teríamos nem sequer imaginado a malícia dos homens que se assanharam com ‘Aquele que passou pelo mundo fazendo o bem (At 10, 38). Noutras ocasiões o próprio Jesus advertiu os Seus discípulos de que seriam tratados como Ele (Jo15, 20). As obras de Jesus e de João Batista atestam que um e o Outro, respectivamente, levam a cabo o que a sabedoria divina tinha determinado para a salvação dos homens: o fato de que alguns não o reconheçam não vai impedir que se cumpram os planos de Deus.

Leia a Bíblia: “Sem estas duas coisas, não poderia eu viver: porque a Palavra de Deus é a luz da alma e vosso sacramento o Pão da Vida” (Imitação de Cristo).
São Roberto Belarmino e Santa Hildegarda de Bingen, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler