Reflexão do Evangelho 27/09/2025

Evangelho de hoje, 27 de setembro (Lc 9,43-45): «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens»
Todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens». Mas eles não compreendiam essa palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

COMENTÁRIO: Hoje, depois de mais de dois mil anos, o anúncio da paixão de Jesus continua a nos provocar. Que o Autor da Vida anuncie a sua entrega às mãos daqueles pelos quais veio para dar tudo, é uma provocação, claramente. Poderia dizer-se que não era necessário, que foi um exagero. Esquecemos, muitas vezes, a dor que abruma o coração de Cristo, o nosso pecado, o mais radical dos males, causa e efeito de situarmos no lugar de Deus. Até mesmo, de não nos deixar amar por Deus, e de nos empenhar em ficar dentro de nossas curtas categorias e no imediatismo da vida atual. É necessário reconhecer que somos pecadores como, também, é necessário admitir que Deus nos ama em seu Filho Jesus Cristo. Depois de tudo, somos como os discípulos, «não compreendemos essa palavra; o sentido, também, nos fica oculto, de modo que não podemos entender». Para dizer com uma imagem: podemos encontrar no Céu todos os vícios e pecados, menos a soberba, já que o soberbo não reconhece nunca o seu pecado e, não se deixa perdoar por um Deus, que ama até o extremo de morrer por nós. E no inferno, poderemos encontrar todas as virtudes, menos a humildade, pois o humilde se reconhece tal como ele é e, sabe muito bem que sem a graça de Deus não pode deixar de lhe ofender, como tampouco pode corresponder a sua Bondade. Uma das chaves da sabedoria cristã é reconhecer a grandeza do Amor de Deus e, ao mesmo tempo admitir a nossa pequenez e a vileza do nosso pecado. Somos tão lentos para entender isso! No dia que descobrirmos que temos o Amor de Deus bem ao nosso alcance, diremos como Santo Agostinho, com lagrimas de Amor: «Tarde te amei, meu Deus!». (Rev. D. Antoni Carol i Hostench, Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Esp).

Leia a Bíblia: Jesus Cristo, nosso salvador, que destruiu a morte, suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho!” (II Tim 1,10)
Nossa Senhora do Silêncio e São Vicente de Paulo, rogai por nós, pelo Brasil, pelo fim das guerras e das pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler