Reflexão do Evangelho 10/12/2025

Festa de Nossa Senhora de Loreto
A celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto foi incluída em outubro de 2019, pelo Papa Francisco, como memória facultativa, em 10 de dezembro no Calendário Romano Geral.

Evangelho de hoje, 10 de dezembro (Mt 11,28-30): «Aprendei de Mim porque sou manso e humilde de coração».
Disse Jesus, «vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».
COMENTÁRIO: Para nos tornarmos santos, precisamos de humildade e oração. Jesus nos ensinou a rezar e também nos disse para aprendermos, seguindo o Seu exemplo, a ser mansos e humildes de coração. Só alcançaremos uma e outra coisa se soubermos o que é o silêncio. Tanto a humildade como a oração provêm de um ouvido, de uma inteligência e de uma língua que provaram o silêncio junto de Deus, pois Deus fala no silêncio do coração. Esforcemo-nos verdadeiramente por aprender a lição de santidade de Jesus, cujo coração era manso e humilde. A primeira lição dada por este coração é a de examinarmos a nossa consciência, sendo que o resto amar, servir – surge logo a seguir. Este exame não é exclusivamente da nossa competência, mas releva de uma colaboração entre nós e Jesus. Não vale a pena perder tempo a contemplar inutilmente as nossas misérias; trata-se, isso sim, de elevar o coração a Deus e deixar que a Sua luz nos ilumine. Se fores humilde, nada te afetará, nem a lisonja, nem a desgraça, pois saberás o que és. Se te repreenderem, não te sentirás desencorajado; e se alguém te disser que és santo, não te colocarás num pedestal. Se fores santo, agradece a Deus; se fores pecador, não te fiques por aí. Cristo diz-te para aspirares muito alto: não para seres como Abraão ou Davi, ou como qualquer outro santo, mas como o nosso Pai Celeste [Mt 5,48]. «Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi.» [Jo 15,16] – (Santa Madre Teresa de Calcutá)

Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância à espera do Senhor Jesus!
Orai sem cessar: “Ó Deus, que cumpristes as promessas aos nossos Pais e escolhestes a Santa Virgem Maria para ser a Mãe do Salvador, concedei-nos seguir seu exemplo, cuja humildade vos agradou e cuja obediência nos auxiliou.”
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós que recorremos à Vós!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler