Evangelho de hoje, 29 de dezembro (Lc 2,22-35): «Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor»
E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor». Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo». O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: «Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição — e a ti, uma espada traspassará tua alma! — e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações».
COMENTÁRIO: «Deixareis ir em paz o vosso servo». Simeão sabia que Aquele que tinha nos braços é o único que pode libertar-nos da prisão do corpo, com a esperança na vida futura. Foi por isso que disse: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque enquanto não tive Cristo nos braços era como que prisioneiro, incapaz de me libertar das minhas cadeias». E isto não se aplica somente a Simeão, mas a todos os homens: se alguém abandona este mundo para alcançar o Reino, tome Jesus nos braços, aperte-O ao peito, e poderá chegar com grande alegria aonde deseja ir. «Todos aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus» (Rm 8, 14). Foi o Espírito Santo que levou Simeão ao Templo. E tu, se desejas ter Jesus nos braços e tornar-te digno de sair da tua prisão, esforça-te por te deixares conduzir pelo Espírito, para chegares ao templo de Deus. E já te encontras no templo do Senhor Jesus, ou seja, na sua Igreja, que é um templo de pedras vivas (1P 2,5). Se vieres ao Templo conduzido pelo Espírito, encontrarás o Menino Jesus, tomá-lo-ás nos teus braços e dirás: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo». Esta libertação e esta partida têm lugar na paz. E quem morre em paz, senão aquele que tem a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento e guarda os corações e os pensamentos em Cristo? (Fl 4,7) Quem se retira em paz deste mundo, senão aquele que compreende que Deus veio reconciliar o mundo em Cristo? (Orígenes, presbítero, teólogo).
Orai sem cessar: “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” (1ªJo 2,15)
São Tomás Becket, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

