Batismo de Nosso Senhor Jesus
Nesta Solenidade do Batismo de Nosso Senhor, a Igreja nos propõe uma séria reflexão sobre a dignidade desse sacramento. No batismo, ousamos dizer, recebemos uma graça ainda maior que qualquer outra. Pelo batismo, tornamo-nos “filhos de Deus”, “templos do Espírito Santo”.
Evangelho de hoje, 11 de janeiro (Mt 3,13-17): «Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele»
Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
COMENTÁRIO: Descemos com Cristo para nos reerguermos com Ele, cheios de luz! Não posso conter a minha alegria, o meu espírito exulta e salta de gozo. Quase me sinto movido pelo mesmo ardor de João a anunciar a boa nova. É verdade que não sou o Precursor, mas venho do deserto como ele. Cristo foi iluminado, resplandeçamos com Ele. Cristo foi batizado, desçamos com Ele para com Ele podermos voltar a erguer-nos. João batiza e Jesus avança, para santificar o Batista. Ele vem mergulhar o velho Adão por completo nas águas e, antes disso, e para isso, santificar as águas do Jordão. O Batista recusa e Jesus insiste. A lamparina diz ao Céu, a voz diz ao Verbo, o amigo diz ao Esposo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti»; e Jesus responde: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». Jesus entra nas águas levando o mundo consigo, e elevando-o quando sai, e vê o Céu aberto, esse Céu que Adão tinha fechado para si e para os seus, esse paraíso que estava como que selado por uma espada de fogo. E o Espírito dá testemunho da sua divindade, acorrendo ao seu semelhante, ao mesmo tempo que uma voz desce do Céu, pois foi do Céu que veio Aquele a quem está a ser prestada homenagem. Hoje, celebrando o batismo do Senhor com grande alegria, purifiquemo-nos. Não há coisa mais agradável a Deus que a salvação dos homens e a sua conversão, que é o ponto alto dos ensinamentos e dos mistérios. Assim será se fordes uma luz no mundo, uma força vital para todos os homens, e pequenas luzinhas em volta de Cristo, que é a grande Luz, refletindo na vossa face o seu esplendor celeste (São Gregório de Nazianzo, bispo, doutor da Igreja).
Orai sem cessar: “Eis aquele de quem João dizia: Eu vi, e dei testemunho de que este é o Filho de Deus” (Jo 1,32.34)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma santa e abençoada semana!
Shalom🙏

