Evangelho de hoje, 12 de maio (Jo 16,5-11): «É bom para vós que eu vá»
Disse Jesus aos seu Discípulos: «Agora, eu vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado».
COMENTÁRIO: Por que Jesus devia partir? Era necessário que Cristo, a quem tanto quer o coração humano, ainda que o ignore, partisse deste mundo para inaugurar do alto do Céu uma nova forma de estar presente entre nós. “É bom para vós que Eu parta”, diz o Senhor a seus discípulos. Qual, porém, a razão que torna proveitosa essa ausência, que enche de tristeza o coração dos Apóstolos? Por que afinal devia Jesus voltar para Aquele que O enviara? A fé, auxiliada pelas forças naturais da razão, no-lo explica pela conveniência de que a humanidade de Cristo, uma vez glorificada após a Ressurreição, se tornasse junto ao Pai a nossa intercessora e inaugurasse uma nova forma d’Ele estar presente entre nós por seu Espírito: “Se Eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se Eu me for, Eu vo-lO mandarei”. Também em virtude da Ascensão, pela qual o Senhor já não se encontra submetido às limitações do tempo e do espaço, temos agora um meio mais íntimo e profundo de entrar em contato com Ele, quer dizer, pela fé. É Ele mesmo quem o diz noutro lugar: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28, 20); está conosco, não só por fazer-se substancialmente presente sob o véu do Santíssimo Sacramento, mas ainda por estar fisicamente no Céu, donde pode por sua força e graça ilimitadas tocar a nossa alma sempre que dela se produz um ato de fé.
Orai sem cessar: “Envia vosso santo Espírito, Senhor!”
Santos Nereu e Aquiles e São Pancrácio, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

