Reflexão do Evangelho 01/02/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 01 de fevereiro (Mc 5,21-43): «A filha de Jairo e a hemorroíssa»
Jesus passou novamente para a outra margem, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Ele estava à beira-mar. Veio então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés e suplicava-lhe insistentemente: «Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!». Jesus foi com ele. Uma grande multidão o acompanhava e o apertava de todos os lados. Estava aí uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias e tinha padecido muito nas mãos de muitos médicos; tinha gastado tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se, na multidão, por detrás e tocou-lhe no manto. Ela dizia: «Se eu conseguir tocar na roupa dele ficarei curada». Imediatamente a hemorragia estancou, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: «Quem tocou na minha roupa»? Os discípulos disseram: «Tu vês a multidão que te aperta, e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’». Ele olhava ao redor para ver quem o havia tocado. A mulher, tremendo de medo ao saber o que lhe havia acontecido, veio, caiu-lhe aos pés e contou toda a verdade. Jesus então disse à mulher: «Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença». Enquanto ainda estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga dizendo: «Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o mestre?». Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: «Não tenhas medo, somente crê». Ele não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a agitação, pois choravam e lamuriavam muito. Entrando na casa, ele perguntou: «Por que essa agitação, por que chorais? A menina não morreu, ela dorme». E começaram a zombar dele. Afastando a multidão, levou consigo o pai e a mãe da menina e os discípulos que o acompanhavam. Entrou no lugar onde estava a menina. Pegou a menina pela mão e disse-lhe: «Talitá cum! (que quer dizer: «Menina, eu te digo, levanta-te»). A menina logo se levantou e começou a andar — já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração. Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou para que dessem de comer à menina.

COMENTÁRIO: «Tudo é possível para quem crê!» Pegou-lhe na mão e disse: “Talitha Kum”, que significa: “Menina, levanta-te”. Menina, levanta-te por Mim, não porque o mereças, mas pela ação da minha graça. Levanta-te, mas por Mim: a tua cura não provém das tuas forças. «Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar.» Que Jesus nos toque, a nós também, e logo começaremos a andar. Embora estejamos paralisados, embora as nossas obras sejam más e não possamos andar, embora estejamos deitados no leito dos nossos pecados, se Jesus nos tocar, ficaremos imediatamente curados. A sogra de Pedro estava atormentada pela febre: Jesus lhe tocou com a mão, ela se levantou e serviu-O imediatamente (Mc 1,31). «Ficaram todos muito maravilhados. Jesus lhes recomendou insistentemente que ninguém soubesse do caso.» Foi por isso que Ele mandou sair toda aquela multidão antes de fazer o milagre; depois recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse o que se tinha ali passado. O Senhor ordenou a todos, mas a menina não pôde ficar calada, ela que se tornara a levantar. «E mandou dar de comer à menina»: para que a sua ressurreição não fosse considerada uma aparição fantasmagórica. Ele próprio, depois da sua ressurreição, comeu peixe assado (Lc 24,42). Suplico-te, Senhor, que também a nós, que estamos deitados, nos toque com a Tua mão; levanta-nos do leito dos nossos pecados e põe-nos a andar. Quando estivermos a andar, manda darem-nos de comer. Deitados, não podemos comer; se não estivermos levantados, não seremos capazes de receber o Corpo de Cristo: a Eucaristia (“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” – Jo 6,54). Quem tem ouvidos, ouça! (São Jerônimo, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja)

«A leitura de hoje é um compêndio de esperança e é a exclusão de qualquer motivo de desespero» (São Pedro Crisólogo).
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler