Reflexão do Evangelho 01/03/2025

Evangelho de hoje, 01 de março (Mc 10,13-16): «Deixai as crianças virem a mim»
Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém, as repreenderam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: «Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!». E abraçava as crianças e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava.

COMENTÁRIO: No Evangelho de hoje, encontramos várias considerações. «Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém, as repreenderam». Mas o Senhor, a quem no Evangelho lido nos últimos dias o vimos fazer de tudo para todos, com maior certeza se faz com as crianças. Assim, «Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: ‘Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus». A caridade é ordenada: começa pelo mais necessitado. Quem está, pois, mais necessitado, mais “pobre” do que uma criança? Todo mundo tem direito de se aproximar de Jesus; e a criança é a primeira que gozara deste direito: «Deixai as crianças virem a mim». Mas vejamos que, ao acolher aos mais necessitados, nós somos os primeiros beneficiados. Por isto, o Mestre adverte: «Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!» E, correspondendo ao talante simples e aberto das crianças, Ele as «abraçava e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava». Temos de aprender a arte de acolher o Reino de Deus. Quem for como uma criança — como os antigos “pobres de Yaveh”— percebe com facilidade que tudo é um dom, tudo é uma graça. E, para “receber” o favor de Deus, ouvir e contemplar com “silêncio receptivo”. Segundo São Inácio de Antioquia, «vale mais calar e ser, do que falar e não ser (…). Aquele que possui a palavra de Jesus pode também, em verdade, escutar o silêncio de Jesus».

Orai sem cessar: «Mantém-te na simplicidade, na inocência, e serás como as criancinhas que ignoram o mal, destruidor da vida dos homens» (CIC, nº 2517)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler