Memória de São José Operário
Constituído chefe da Sagrada Família, São José foi encarregado pelo Pai de ensinar a trabalhar Àquele que, sendo o carpinteiro das almas, deseja moldar o nosso coração com a sua graça e os seus Sacramentos.
Evangelho de hoje, 01 de maio (Mt 13,54-58): «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa»
Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?» E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus lhes disse: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres.
COMENTÁRIO: «O Filho do carpinteiro»! Hoje, como naquele tempo, é difícil falar de Deus àqueles que nos conhecem há muito tempo. No caso de Jesus, «os nazarenos admiravam-se Dele, mas essa admiração não os levava a crer, mas a sentir inveja. A estranheza das gentes de Nazaré em parte talvez se explique pela dificuldade que o homem experimenta em reconhecer o extraordinário e o sobrenatural naqueles com quem conviveu familiarmente. Daí o provérbio «ninguém é profeta na sua terra». Junto com a estranheza juntava-se, nos vizinhos de Nazaré, a inveja: Donde lhe vem esta sabedoria? Quem é este mais que nós? Eles não conheciam o mistério da conceição sobrenatural de Jesus. A estranheza e a inveja levam-nos a escandalizar-se, a desprezá-Lo e a não crer n’Ele: «veio para o que era Seu, e os Seus não O acolheram» (Jo 1,11). Numerosa multidão passou ao lado de Jesus e não o reconheceu como o Filho do Deus vivo, que veio ao mundo para nos salvar. Cegos por interesses e ideologias mundanas, viram em Jesus só um sábio judeu, um agitador político, o filho do carpinteiro. Mesmo em nossos dias, existem teólogos que ignoram o Senhor. E você: O que pensa de Jesus?
Orai sem cessar: ” Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem, aleluia.” (Sl 127,1s)
São José operário, rogai por nós, pelos desempregados e pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏