Reflexão do Evangelho 01/06/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 01 de junho (Mc 10,46-52): «Coragem, levanta-te! Jesus te chama!»
Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

COMENTÁRIO: «Nós e o cego Bartimeu!» A miraculosa cura do cego Bartimeu nos ensina o quanto a fonte da verdadeira felicidade encontra-se no ver com os olhos da fé. O Evangelho nos faz observar Bartimeu e refletir. Vejamos suas características: cego, mendigo, “filho de Timeu”, ou seja, uma pessoa excluída socialmente (nem nome tinha), porém, quando percebe que Jesus se aproxima não se cala. Sabe que é sua única chance de receber o milagre da cura. Não se acomoda ao ver Jesus passar; tenta chamar Sua atenção clamando em alta voz: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!”; sendo repreendido, mesmo assim não se cala; ele grita e clama ainda mais forte: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”, e quando Jesus o chama, ele lança fora sua capa, dá um salto e vai ter com Jesus, que o liberta da escuridão. Assim como Bartimeu, muitos de nós “vemos Jesus passar” e estamos sendo afastados d’Ele pela multidão que nos repreende, porém, uma multidão diferente, ou seja, uma multidão de problemas, estresse, depressão, desânimo, falta de fé e outras circunstâncias que nos reprimem e nos impedem de chegarmos até Jesus, mas como Bartimeu, devemos clamar, buscar e gritar: “Jesus, olhe para mim; tende misericórdia, ouça minhas preces, ajuda-me!”, pois da mesma forma, que ouviu Bartimeu, Ele nos ouvirá e nos chamará para perto d’Ele. Assim como Bartimeu, lancemos fora nossa capa: a capa do comodismo, da preguiça, da dúvida (da falta de fé) e irmos até Jesus, presente na Eucaristia, pois Ele nos aguarda de braços abertos, a fim de nos curar, ensinar e abençoar. Aprendemos, pois, com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”…

Orai sem cessar: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta!”
São Justino, mártir, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler