Reflexão do Evangelho 01/06/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 1º de junho (Mc 11,27-33): «A Autoridade de Jesus?»
Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?». Jesus disse: «Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. O Batismo de João era do Céu ou dos homens? Respondei-me!». Eles discutiam entre si: «Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’. Vamos então responder: ‘Dos homens’?». Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. Responderam então a Jesus: «Não sabemos». E Jesus retrucou-lhes: «Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!».

COMENTÁRIO: Deus fala com aqueles que O amam! Deus responde àqueles que, com humildade, desejam conhecer a verdade e O glorificar; cala-se, no entanto, diante dos que se mostram incapazes ou indignos de uma resposta sua. É o que vemos muito bem ilustrado, por exemplo, no silêncio eloquente de Nosso Senhor diante das dúvidas impertinentes e injuriosas de um espírito como o de Herodes. Também Satanás se dirigiu a Jesus: pediu-lhe, numa “oração” aparentemente devota, que transformasse pedras em pão; Cristo, porém, fechou os ouvidos às investidas do pai da mentira. Por isso, ao colocarmo-nos em oração, devemo-nos despir do nosso orgulho e das nossas presunções ensurdecedoras; com o coração atento, temos de ouvir Aquele que, sendo a própria Palavra Encarnada, fala-nos em abundância por meio do silêncio, da aridez, das contrariedades do dia a dia, das pessoas que nos cruzam o passo, dos acontecimentos que exigem de nós uma entrega mais generosa e confiante às mãos de Deus. Ele fala, sim, com os que O amam com sinceridade; busquemo-Lo, pois, para mais O amarmos e a Ele abrirmos de par em par o nosso coração cheio de misérias.

Orai sem cessar: “Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus!” (Rm 13,1)
São Justino e Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelos nossos irmãos do Rio Grande do Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler