Reflexão do Evangelho 01/08/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 01 de agosto (Mt 13,47-53): “Como uma rede jogada ao mar”
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?» — «Sim», responderam eles. Então Ele acrescentou: «Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

COMENTÁRIO: A rede de arrasto lançada ao mar, ao ser arrastada recolhe, juntamente com toda a sorte de peixes, muitas outras coisas: algas, ervas, diversos objetos… Na parábola está claramente ensinada a verdade dogmática do juízo: no fim dos tempos Deus julgará e separará os bons dos maus. É significativa a reiterada alusão do Senhor às realidades últimas, especialmente ao juízo final e ao inferno; com a Sua divina pedagogia vem ao encontro da facilidade do homem para não se esquecer destas verdades. «Todas estas coisas se dizem para que ninguém possa desculpar-se baseado na sua ignorância, que unicamente teria lugar se se tivesse falado com ambiguidade sobre o suplício eterno». Ora, Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Quem se condena é o próprio homem que prefere o erro e escolhe intencionalmente o caminho do ódio e da rapina, da violência e do abuso do próximo. E isto não ficará impune! No fim do mundo, diz Jesus, “os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo”. A imagem do fogo (hoje objeto de zombarias) deve ser levada a sério. O fogo aquece e cauteriza, mas também queima e destrói (ali haverá choro e ranger de dentes). E a Segunda Vinda do Senhor destruirá o mal pela raiz no novo Reino por Ele anunciado. Quando o homem se arrepende e faz penitência, quando confessa seus pecados e assume um caminho de conversão, recebendo ainda na história o perdão e a graça, ele antecipa o próprio julgamento e escapa do fogo eterno. Pense nisso!

Orai sem cessar: “Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor: aí eles vos louvam para sempre.” (Sl 83,5)
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler