Reflexão do Evangelho 01/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Após o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a viver o mês missionário, o que nos faz recordar a relação entre a Palavra de Deus e a missão. Quem acolhe a Palavra de Deus é chamado a compartilhar a graça recebida com todos, por meio do anúncio e do testemunho, no dia a dia.

Evangelho de hoje, 01 de outubro (Lc 10,17-24): «Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo»
Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do Teu nome». Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do Céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos Céus». Naquela mesma hora, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: «Eu Te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do Teu agrado. Tudo Me foi entregue por Meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: «Felizes os olhos que veem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram».

COMENTÁRIO: «Ele exultou no Espírito Santo e disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra»! São Lucas nos narra o fato que dá lugar ao agradecimento de Jesus para com seu Pai pelos benefícios que tem outorgado à Humanidade. Agradece a revelação concedida aos humildes de coração, aos pequenos no Reino. Jesus mostra sua alegria ao ver que estes admitem, entendem e praticam o que Deus dá a conhecer por meio Dele. Em outras ocasiões, no seu diálogo íntimo com o Pai, também lhe agradecerá porque sempre o escuta. Elogia ao samaritano leproso que, uma vez curado de sua doença, junto com outros nove, retorna sozinho, onde está Jesus para lhe agradecer o benefício recebido. Escreve Santo Agostinho: «Podemos levar algo melhor no coração, pronunciá-lo com a boca, ou escrevê-lo com uma pena, que estas palavras: Graças a Deus! Não há nada que se possa dizer com maior brevidade, nem escutar com maior alegria, nem se sentir com maior elevação, nem fazer com maior utilidade». Assim devemos agir sempre com Deus e com o próximo, inclusive pelos dons que desconhecemos, como escreveu São Josemaria Escrivá: «Gratidão para com os pais, os amigos, os professores. Para com todos os que nos ajudam, nos estimulam, nos sirvam. Gratidão também, como é lógico, com nossa Mãe, a Igreja».
E nós, somos gratos a Deus, por tudo o que Ele nos faz?

Orai sem cessar: “Não quero ser santa pela metade, escolho tudo!” (Sta Teresinha)
Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, rogai pelos missionários, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler