Reflexão do Evangelho 01/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 01 de setembro (Lc 5,1-11): «Avança para águas mais profundas»
Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Sentado, desde o barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca». Simão respondeu: «Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes». Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!». Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!». Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

COMENTÁRIO: “O chamado da graça!” Vemos no Evangelho de hoje o Senhor subir à barca de Pedro para pregar ao povo e realizar, à vista de todos, a primeira pesca milagrosa. Os elementos que contextualizam esse episódio têm grandes relevâncias práticas para a nossa vida interior. Com efeito, Deus habita em nossas almas, naquelas “águas mais profundas” rumo às quais Jesus manda Pedro navegar. No entanto, para o podermos encontrar na intimidade do nosso coração, não temos outro meio senão afastar-nos das “margens do lago”, ou seja, abandonar a vida velha, de homens carnais e mundanos. Deus está, pois, dentro de nós; chama-nos amorosamente a si, mas só o podemos alcançar se sairmos de nós mesmos, dos vãos costumes a que até agora nos temos entregado, dessa falsa vida que julgávamos possuir antes de encontrar a Cristo. Antes, vivíamos agitados e ocupados; agora, ouvimos o chamado da graça, que como um clarim ressoa em nossas almas, dizendo: “Afasta-te da margem! Avança para águas mais profundas! Larga os teus pecados, os teus divertimentos tolos! Sai da morte em que pensas viver para, achando-me onde sempre estive, dentro de ti, encontres pôr fim a verdadeira vida: só Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6). Como outrora a Pedro, Tiago e João, também a nós o Senhor veio chamar à beira do lago, às margens deste mundo de pecado. Não nos façamos de moucos ao seu apelo; escutemos logo o chamado da graça, que nos impele a reconhecer: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” e a tomar a única atitude sensata: afastar-nos dos pecadores que somos, deixar tudo e seguir Aquele que é três vezes Santo.

Leia a Bíblia: “Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagra Escritura, Deus fala conosco!”
Orai sem cessar: “Reconduzi-nos a vós, Senhor; e voltaremos”.
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler