Reflexão do Evangelho 01/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Neste mês da Bíblia, busquemos compreender melhor quem realmente é Jesus Cristo!
Leia a Bíblia: “Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagra Escritura, Deus fala conosco” (São Jerônimo).

Evangelho de hoje, 1º de setembro (Mt 25,1-13): «Continuidade ao discurso da vigilância»
Disse Jesus a seus discípulos: «O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’. Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora».

COMENTÁRIO: «Vigiai porque não sabeis o dia nem a hora!» Hoje, o Senhor nos lembra que devemos sempre vigiar e nos preparar para o encontro com Ele. À meia-noite, a qualquer momento, podem bater à porta e nos convidar a sair para receber o Senhor. A morte não marca hora. Assim, “vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora”. Vigiar não significa viver amedrontado e angustiado. Quer dizer viver responsavelmente nossa vida de filhos de Deus, nossa vida de fé, esperança e caridade. O Senhor espera continuamente nossa resposta de fé e amor, constantes e pacientes, em meio das ocupações e preocupações que vão tecendo o nosso viver. E esta resposta só nós podemos dá-la, você e eu. Ninguém pode fazer isso por nós. Isso é o que significa a negativa das virgens prudentes em ceder um pouco de seu azeite para as lâmpadas apagadas das virgens loucas: “É melhor irdes comprar dos vendedores”. Assim, nossa resposta a Deus é pessoal e intransferível. Temos um tempo. Temos uma vida. Só uma. Conforme a Carta aos Hebreus, só se vive uma vez e, logo após nossa morte, segue-se o juízo que decide nossa eternidade (Hb 9,27). Deus nos preparou um banquete, a festa das núpcias do Cordeiro, seu Filho; e espera que fiquemos atentos, despertos, preparados para o grito que se ouvirá no meio da noite fechada de nossa História: “Aí vem o noivo!” Neste momento, quem estiver preparado, entrará para o festim. Quem chegar depois, achará a porta fechada. Se não voltarmos nossa inteligência para o conhecimento do amor de Deus, seremos como as virgens insensatas e tíbias que ficaram sem o óleo necessário para o encontro com o noivo…

“Vive cada dia de tua vida como se fosse o primeiro dia de tua existência, como se fosse o único dia do qual dispomos, como se fosse o último de nossa vida!”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler