Reflexão do Evangelho 01/09/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Neste mês da Bíblia, busquemos compreender melhor quem realmente é Jesus Cristo!
“Como é possível viver sem a ciência das Escrituras, através das quais se aprende a conhecer o próprio Cristo, que é a vida dos crentes?” (São Jerônimo).

Evangelho de hoje, 01 de setembro (Mc 7,1-8.14-15.21-23): «Nada que de fora entra na pessoa a torna impura»
Os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém ajuntaram-se em torno de Jesus. Eles perceberam que alguns dos seus discípulos comiam com as mãos impuras, isto é, sem lavá-las. Ora, os fariseus e os judeus em geral, apegados à tradição dos antigos, não comem sem terem lavado as mãos até o cotovelo. Bem assim, chegando da praça, eles não comem nada sem a lavação ritual. E seguem ainda outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras, vasilhas de metal, camas. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?». Ele disse: «O profeta Isaías bem profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais à tradição humana». Chamando outra vez a multidão, dizia: «Escutai-me, vós todos, e compreendei!. Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades, fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro».

COMENTÁRIO: Que cuidados temos com a purificação da nossa alma? Porque encontramos tão grande pureza em Maria? Porque ela ia acolher o Filho de Deus no seu seio. Se não fosse mais pura do que os anjos, o Verbo não teria podido entrar nela com propriedade, não teria vindo com gosto, não teria podido trazer os dons preciosos de que a cumulou quando foi nela concebido. Ora, no Santíssimo Sacramento do altar, nós recebemos o mesmo Jesus Cristo que Maria trouxe no seu seio durante nove meses. Que pureza é a nossa? Que cuidado temos em preparar a nossa alma? Quanto lixo! Cometemos pecados na véspera, no dia, no próprio ato. E, apesar disso, Ele vem a nós! Quanta bondade! E nós vamos a Ele! Quanta temeridade! Mas esse Deus de bondade virá com gosto? Examinemos o que Ele deverá sentir. Não será repelido pela visão de tão grande corrupção? E nós vamos a Ele com ousadia, com insolência, sem vergonha, sem contrição, sem penitência. Quero procurar preparar o meu coração de modo que Vos comprazais nele, que nele encontreis as vossas delícias, ó meu Deus, para não me opor às imensas graças que receberia se tivesse o cuidado de me purificar, se soubesse o que perco. Mas, meu Deus, a minha ignorância não justifica a minha negligência! Cuidando de me purificar, estarei em condições de beneficiar das vossas visitas e de Vos permitir vir a mim com gosto. Vinde, meu Deus, e, com a vossa santa graça, encontrareis o meu coração mais puro e mais limpo (São Cláudio de la Colombiere, jesuíta).

Leia a Bíblia: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus!” (Mt 4,4)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler