Reflexão do Evangelho 01/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

“Solenidade de todos os Santos”

Evangelho de hoje, 01 de novembro (Lc 14,15-24): «Feliz quem come o pão no Reino de Deus»
Disse a Jesus um dos que estavam com Ele à mesa: «Feliz de quem tomar parte no banquete do Reino de Deus». Respondeu-lhe Jesus: «Certo homem preparou um grande banquete e convidou muita gente. À hora do festim, enviou um servo para dizer aos convidados: “Vinde, que está tudo pronto”. Mas todos eles se foram desculpando. O primeiro disse: “Comprei um campo e preciso de ir vê-lo. Peço-te que me dispenses”. Outro disse: “Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que me dispenses”. E outro disse: “Casei-me e por isso não posso ir”. Ao voltar, o servo contou tudo isso ao seu senhor. Então, o dono da casa indignou-se e disse ao servo: “Vai depressa pelas praças e ruas da cidade e traz para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos”. No fim, o servo disse: “Senhor, as tuas ordens foram cumpridas, mas ainda há lugar”. O dono da casa disse então ao servo: “Vai pelos caminhos e azinhagas e obriga toda a gente a entrar, para que a minha casa fique cheia. Porque eu vos digo que nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”».

COMENTÁRIO: Solenidade de todos os santos. Por muito tempo acreditou-se, dentro e fora da Igreja, que o caminho da santidade era somente para algumas almas escolhidas. O Concílio Vaticano II, porém, refutou essa linha de pensamento, declarando a “vocação universal à santidade”. Com essa expressão, os padres conciliares quiseram lembrar que todos são chamados à perfeição cristã, como pedira Nosso Senhor Jesus Cristo: “sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito” (Cf. Mt 5, 48). Na Solenidade de Todos os Santos, a Igreja celebra a memória daqueles que, voltados inteiramente para o Senhor, deixaram família, bens e pertences para unir-se intimamente com o Pai Celeste. É uma forma de recordar na memória do fiel que, sim, a santidade é possível e permanece sempre nova, sempre atual. Operando na caridade e na graça de Deus, cada cristão pode fazer de sua vida uma autoestrada para o Céu.

Nesta Solenidade de todos os santos, temos de imitar o exemplo dos grandes santos e, crendo firmemente na fé católica, buscar a mesma santidade.
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler