Reflexão do Evangelho 01/11/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos juntos hoje….

Comemoramos o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, logo antes da celebração do Dia de Finados, que é em 2 de novembro. Esta data não homenageia apenas as pessoas que foram canonizadas pela Igreja Católica, mas também todos aqueles que mesmo não sendo reconhecidos, tiveram uma vida exemplar e praticaram os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. O martirológio romano prevê esta celebração para o dia 1º de novembro, mas como em nosso país, não se faz feriado neste dia, a Igreja transfere a solenidade para o Domingo subsequente.

Evangelho de hoje, 1º de novembro (Lc 14,1-6): «Amor com amor se paga!»
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes O observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: «Em dia de sábado, é permitido curar ou não?» Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: «Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?» E eles não foram capazes de responder a isso.

COMENTÁRIO: Quando se trata de amar, não há descanso, nem para Deus nem para nós. É o que Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, em que o vemos jantar na casa de um dos chefes dos fariseus. Ali se encontrava também um hidrópico, a quem, embora fosse dia de sábado, o Senhor fez questão de curar, para espanto e confusão dos convivas. Pois o amor de Deus nem tem limites de tempo ou de espaço, nem está constrangido pelos preceitos que Ele mesmo impusera ao povo eleito. Prova disso é a caridade ardentíssima que o Coração de seu Filho, feito homem na plenitude dos tempos, tinha e ainda tem por cada um de nós, não de forma genérica e impessoal, mas de modo único e singular. Sendo Ele Deus como o Pai e, enquanto homem, iluminado com a ciência de visão com que os bem-aventurados contemplam a essência divina, Jesus Cristo era capaz, desde o primeiro instante de sua concepção no seio virginal de Maria, de nos ter individualmente presentes a seus puríssimos olhos e de nos amar com um amor sem medida. Na manjedoura de Belém, durante a fuga para o Egito, em sua vida oculta em Nazaré, pelos caminhos da Galileia e, de maneira extrema, em meios às dores de sua Paixão, era em mim, como se fora a única alma existente, que o Verbo encarnado pensava e amava, desejoso de que eu fosse salvo. Do mesmo modo, ao curar hoje o hidrópico, é o nosso rosto que o Senhor nele enxerga, é a nossa cura pessoal que Ele deseja ali operar. Que nós, portanto, não correspondamos à caridade de Cristo com nossa costumada e grosseira indiferença; antes, pedindo o auxílio da graça, devolvamos com amor o amor que o Senhor nos tem, pois Ele não só o merece, mas ainda o deseja ardentemente.

Orai sem cessar: “Aprende-se a falar falando, a estudar estudando, a correr correndo, a trabalhar trabalhando; da mesma forma se aprende a amar amando.” (São Fco de Sales)
“Querido Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna. Amém!”
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler