Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 02 de maio (Jo 6,22-29): «Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará»
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar notou que antes havia aí um só barco e que Jesus não tinha entrado nele com os discípulos, os quais tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste aqui?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo». Perguntaram então: «Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?» Jesus respondeu: «A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou».
COMENTÁRIO: O dia do Senhor! «Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará!» Engana-se nos seus cálculos aquele que se afadiga ao domingo, com a ideia de que vai ganhar mais dinheiro ou trabalhar mais! Dois ou três francos compensam o mal que faz a si próprio violando a lei de Deus? Estais convencidos de que tudo depende do vosso trabalho; e eis que surge uma doença, um acidente, pouca coisa: uma tempestade, uma geada… Trabalhai, não pelo alimento que perece, mas por aquele que dura para a vida eterna. Que ganhais em trabalhar ao domingo? Deixareis a Terra como está quando partirdes: nada levareis convosco! A nossa primeira finalidade é chegar a Deus; é só para isso que estamos neste mundo. Meus irmãos, temos de morrer ao domingo para ressuscitar à segunda-feira. O domingo pertence a Deus: é o seu dia, o Dia do Senhor! Ele fez todos os dias da semana, e podia ficar com todos. Mas nos deu seis, e só reservou para Si o sétimo! (São João-Maria Vianney, presbítero, Cura de Ars).
«Procurais-Me, comenta Santo Agostinho, por motivos da carne, não do espírito. Quantos há que buscam Jesus, guiados apenas por interesses temporais! (…). Quase não se busca Jesus por Jesus»
Santo Atanásio, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelo fim da Pandemia e da guerra na Ucrânia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!