Evangelho de hoje, 03 de janeiro (Jo 1,29-34): “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”
COMENTÁRIO: João viu que Jesus vinha ao seu encontro e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo… Eu vi, e por isso dou testemunho: Ele é o Filho de Deus!» João Batista passa a conhecer Jesus quando este se apresenta para ser batizado. A partir desse encontro, João tem certeza de que vem cumprindo bem sua missão: preparar o caminho para a manifestação do Messias. Para isso, João batizava com água, sinal de purificação. O Messias, entretanto, batizará com o Espírito Santo, a força do alto que infunde vida nova e dá sentido aos novos tempos. Realizada a experiência do encontro com Jesus, João pode, com segurança, apresentá-lo ao povo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Ele, por sua morte, libertará o povo da opressão e da escravidão do pecado.
Orai sem cessar: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.” (1Jo 4,9)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏