Reflexão do Evangelho 03/06/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 03 de junho (Mc 11,27-33): «Autoridade de Jesus?»
Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?». Jesus disse: «Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. O Batismo de João era do Céu ou dos homens? Respondei-me!». Eles discutiam entre si: «Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’. Vamos então responder: ‘Dos homens’?». Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. Responderam então a Jesus: «Não sabemos». E Jesus retrucou-lhes: «Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!».

COMENTÁRIO: «O Batismo de João era do Céu ou dos homens?» Os que interrogam o Senhor são os mesmos que, dias antes, buscavam o modo de O perder (cf Mc 11,18). Neles está representado o judaísmo oficial da época. Jesus tinha dado já provas e sinais do Seu messianismo por meio dos milagres e da Sua doutrina ao longo do ministério público. Além disso, São João Batista tinha cumprido a sua missão de dar testemunho acerca de Jesus. Por esta causa, antes de dar a resposta, Nosso Senhor exige-lhes que reconheçam a verdade proclamada pelo Precursor (João Batista). Mas eles não querem aceitar a verdade, nem tampouco opor-se publicamente a ela por temor do povo. Diante desse comportamento que não quer retificar era inútil qualquer explicação de Jesus. Este episódio é exemplar para muitos outros que acontecem na vida: quem intente pedir contas a Deus ficará confundido.

Orai sem cessar: “Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus!” (Rm 13,1)
São Carlos Lwanga e Companheiros, mártires, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler