Reflexão do Evangelho 03/08/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 03 de agosto (Mt 15,21-28): «O poder de uma oração perseverante»
Jesus se retirou para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher Cananeia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!». Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: «Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós». Ele tomou a palavra: «Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: «Senhor, socorre-me!». Ele lhe disse: «Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!». Diante disso, Jesus respondeu: «Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!». E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.

COMENTÁRIO: «Mulher, grande é tua fé»! A oração da cananeia é perfeita: reconhece Jesus como Messias (Filho de Davi) perante a incredulidade dos judeus, expõe a sua necessidade com palavras claras e simples, insiste sem desanimar diante dos obstáculos e exprime humildemente a sua petição: Tem compaixão de mim! A nossa oração também deve ir acompanhada destas qualidades: fé, confiança, perseverança e humildade. Esta frase não é contrária à universalidade da doutrina de Jesus. O Senhor veio trazer o Seu Evangelho ao mundo inteiro, mas diretamente Ele só pregaria aos judeus; os Apóstolos, por mandato de Cristo, encarregar-se-ão mais tarde de evangelizar os pagãos. O próprio São Paulo, nas suas frequentes correrias, pregou primeiro aos judeus (At 13,46). O diálogo é de uma beleza incomparável. Com aparente dureza Jesus consegue assegurar a fé da Cananeia, que chega a merecer um dos maiores elogios que saíram da boca de Jesus: «é grande a tua fé!». Assim deve ser o nosso diálogo com o Senhor: «Persevera na oração. Persevera, ainda que o teu esforço pareça estéril. A oração é sempre fecunda» (Caminho, nº 101).

Orai sem cessar: «Sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a Ele é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que o procuram» (Hb 11,6)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler