Reflexão do Evangelho 03/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 03 de setembro (Lc 6,1-5): «Jesus é Senhor do sábado»
Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: «Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?». Jesus respondeu-lhes: «Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer». E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor também do sábado».

COMENTÁRIO: «Recorda-te do dia de sábado, para o santificar» (Ex 20,8). Agora que estamos no tempo da graça que nos foi revelada, a observância do Sábado, outrora simbolizada pelo repouso de um único dia, foi abolida para os fiéis. Com efeito, neste tempo de graça, o cristão observa um Sábado perpétuo, se fizer todo o bem que faz na esperança do repouso que há de vir e não se gloriar das suas boas obras como se fossem um bem que tivesse por si mesmo, e não algo recebido. Assim, compreendendo e recebendo o sacramento do batismo como um Sábado, quer dizer, como o descanso do Senhor no seu sepulcro (Rom 6,4), o cristão repousa das suas obras, para caminhar, desde então, numa vida nova, reconhecendo que Deus atua nele. Deus repousa e age em simultâneo, por um lado, concedendo à sua criatura a orientação que lhe convém e, por outro lado, usufruindo em Si mesmo de uma tranquilidade eterna. Nem Deus Se cansou ao criar o mundo, nem refez as forças deixando de criar, mas quis, através destas palavras da sua Escritura [«Ao sétimo dia, Deus repousou» (Gn 2,2)], convidar-nos a desejar o repouso, dando-nos o mandamento de santificar esse dia (Ex 20,8) – (Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja).

Leia a Bíblia: Vossa palavra é lâmpada que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho! (Sl 118,105)
São Gregório Magno, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler