Reflexão do Evangelho 03/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Neste mês da Bíblia, busquemos compreender melhor quem realmente é Jesus Cristo!
Leia a Bíblia: «Uma lâmpada para os meus passos é a Tua palavra, uma luz no meu caminho» (Sl 118,105)

Evangelho de hoje, 03 de setembro (Mt 16,21-27): «Tome sua cruz e siga-me»
Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!» Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!». Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta».

COMENTÁRIO: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me». O mal-entendido de Simão Pedro não é uma exclusividade do velho pescador. Ainda hoje, como naquele tempo, uma multidão de pessoas que se consideram cristãs continua a buscar em Jesus Cristo uma espécie de analgésico, um remédio contra a dor. Há templos com uma placa na fachada: “Pare de sofrer!” Como se fosse possível seguir o Crucificado sem a cruz do Calvário. Sem falar naqueles “fiéis” que se afastaram da fé porque sua cruz não lhes foi retirada, fosse ela uma enfermidade, uma perseguição no trabalho/na política, ou um cônjuge de convivência difícil. A decepção deles foi consequência de uma ilusão: queriam seguir um Deus vencedor, poderoso, dominador, sem sofrimento, em cujo reino eles teriam facilidades e privilégios, sentados em um trono de ouro, à direita do Rei. Basta ler a vida dos santos, qualquer deles, para perceber que seu itinerário de santificação se desenvolveu sob o peso da cruz. O seguimento a Jesus inclui à cruz, porque a nossa adesão a Ele, nos leva a atitudes que contrariam os opositores do projeto de Deus. Nadamos contra a correnteza… Mas no meio dessas provações Deus não nos abandonará. Ele nos consolará!

Orai sem cessar: “Que eu me glorie somente da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!” (Gl 6,14).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler