Reflexão do Evangelho 03/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 03 de novembro (Lc 15,1-10): «O céu se alegra com a conversão dos pecadores»
Os publicanos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Então ele contou-lhes esta parábola: «Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão». E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte».

COMENTÁRIO: Hoje, o evangelista da misericórdia de Deus nos expõe duas parábolas de Jesus que iluminam a conduta divina para com os pecadores que regressam ao bom caminho. Com a imagem tão humana da alegria, nos revela a bondade de Deus que se alegra com o retorno de quem havia se afastado do pecado. É como um retorno à casa do Pai. O Senhor não veio para condenar o mundo, e sim para salvá-lo, e fez tudo isso acolhendo aos pecadores que com plena confiança, aproximavam-se de Jesus para ouvi-lo, já que Ele lhes curava a alma como um médico cura o corpo dos enfermos. Os fariseus eram tidos como boas pessoas e não sentiam necessidade do médico, e por eles, disse o evangelista, que Jesus propôs as parábolas que hoje lemos. Se nós nos sentimos espiritualmente enfermos, Jesus nos atenderá e se alegrará de que acudamos a Ele. Contudo, se nós, como os orgulhosos fariseus pensássemos que não era necessário pedir perdão, o Médico divino não poderia obrar em nós. Sentirmos pecadores, o faremos cada vez que recitamos o Pai Nosso, pois ao rezar dizemos «perdoa nossas ofensas…», e quanto devemos agradecer que o faça! Quanto agradecimento, também, devemos sentir pelo sacramento da reconciliação que pôs ao nosso alcance tão compassivamente! Que a soberba não nos faça menosprezar. Santo Agostinho nos disse que Jesus Cristo, Deus Homem, nos deu exemplo de humildade para nos curar do tumor da soberba, «já que grande miséria é o homem soberbo, mas maior é a misericórdia de Deus-humilde». Digamos ainda que a lição que Jesus dá aos fariseus é exemplar, também, para nós; não podemos nos afastar de nós os pecadores. O Senhor quer que nos amemos como Ele nos amou (Jo 13,34) e devemos sentir grande gozo quando possamos levar uma ovelha errante ao redil ou recobrar uma moeda perdida.

Orai sem cessar: “Terei eu prazer com a morte do malvado? Não desejo eu, antes, que ele mude de proceder e viva?” (Ez 18,23)
São Martinho de lima, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler