Reflexão do Evangelho 03/11/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 03 de novembro (Lc 14,1-6): « A prioridade é a pessoa; Jesus mostra como Deus é!»
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes O observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: «Em dia de sábado, é permitido curar ou não?» Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: «Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?» E eles não foram capazes de responder a isso.

COMENTÁRIO: “O fanatismo dos fariseus” O fanatismo é sempre mau. Com frequência leva à obcecação, a negar, como neste caso, os princípios mais elementares de caridade e de justiça, e inclusive de mero humanitarismo. Não podemos ser fanáticos de nada. Nem mesmo do mais sagrado. Por isso, Jesus chama a atenção dos mestres da Lei e dos fariseus para a hipocrisia, perguntando-lhes: «Em dia de sábado, é permitido curar ou não?» Apesar do silêncio deles Jesus sabia o que estava escondido nas suas mentes, por isso curou aquele homem hidrópico. Jesus não escolhia dia, hora nem lugar para se envolver com aqueles que Dele se aproximavam, pelo contrário Ele até os procurava com o olhar e mesmo sem que o pedissem Ele os tocava e curava-os, ainda, que fosse “dia de sábado”. Dessa forma, Jesus nos ensina a sermos coerentes nas nossas atitudes e não deixar para depois o bem que podemos fazer hoje. Quantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem. Temos medo até de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada e nem sequer paramos para escutar as pessoas que nos procuram, quase sempre por falta de tempo… Apesar de já termos descoberto o Reino de Deus, nos preocupamos muito em dar satisfação aos outros, e ainda não temos consciência de que primeiro precisamos dar satisfação a Deus que sonda o nosso coração e conhece os nossos motivos. Façamos o bem sem olhar a quem, sempre! Misto

Orai sem cessar: «Esse hidrópico foi curado em presença do fariseu, porque pela doença do corpo de uma pessoa se expressa a doença do coração do outro» (São Gregório Magno)
São Martinho de Lima, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler