Reflexão do Evangelho 04/02/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 04 de fevereiro (Mc 1,29-39): «O amor de Deus e as doenças humanas!»
Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: «Todos te procuram». Jesus respondeu: «Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu saí». E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galileia, e expulsava os demônios.

COMENTÁRIO: No Evangelho de hoje, o Senhor entra na casa de Simão Pedro, reclina-se sobre o leito da sogra dele e a cura de uma febre. Neste simples e belo episódio, Jesus mostra o quanto nos quer, a ponto de importar-se inclusive com nossas doenças e achaques físicos. Ele, que veio trazer-nos a salvação, poderia muito bem ter-se desentendido das enfermidades que nos atingem o corpo para ocupar-se apenas das doenças do espírito, que são os pecados. E, no entanto, a sua atitude compassiva para com os doentes e desvalidos revela-nos, como doutrina viva e encarnada, o amor misericordioso de seu divino Coração. Deus, com efeito, que se automanifesta na história humana por meio da palavra, revela-se aos homens também nos gestos e ações de seu Filho, de sorte que em cada conduta dele temos a revelação de um mistério, a expressão visível do amor do Pai, um ensinamento de ordem tanto moral quanto espiritual. Através de Cristo, que “era sensível a toda a espécie de sofrimento humano” (João Paulo II, Carta Apostólica “Salvifici Doloris”, de 11 fev. 1984, n. 16), Deus nos mostra, ao contrário do que nos quer fazer crer o pai da mentira, o amor entranhável que nos tem, porque Ele, que de nada precisa, nos criou; porque Ele, que nada deve a ninguém, livrou-nos da culpa do pecado; porque Ele, sumamente feliz, quis tornar-nos participantes de sua alegria no céu. Confiantes, pois, neste amor divino, peçamos a Nosso Senhor que se aproxime hoje de nós e, reclinando-se sobre o leito de pecado que tantas vezes nos detém, ordene à febre do nosso egoísmo que nos deixe, enfim, começar a amá-lo e servi-lo diligentemente.

Orai sem cessar: “Jesus, médico dos médicos, cura nossas enfermidades, sara nossa terra!”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler