Reflexão do Evangelho 04/08/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Nesta sexta-feira, 04 de agosto, comemora-se o Dia do Padre. A data remete à memória litúrgica de São João Maria Vianney que, em 1929, foi instituído pelo Papa Pio XI como “padroeiro dos sacerdotes”.
“Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor” (São João Mª Vianney)

Evangelho de hoje, 04 de agosto (Mt 13,54-58): «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa»
Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?» E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus lhes disse: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres.

COMENTÁRIO: Hoje, como naquele tempo, é difícil falar de Deus àqueles que nos conhecem há muito tempo. No caso de Jesus, são João Crisóstomo comenta: «Os nazarenos admiravam-se Dele, mas essa admiração não os levava a crer, mas a sentir inveja, como se dissessem: `Porque Ele, e não eu´». Jesus conhecia bem aqueles que em vez ouvi-lo, escandalizavam-se por causa Dele. Eram parentes, amigos, vizinhos e pessoas que Ele apreciava, mas justamente a eles não chegará a mensagem da salvação. Nós, que não podemos fazer milagres nem temos a santidade de Cristo, não provocaremos inveja (ainda se por acaso possa acontecer, se realmente nos esforçarmos por viver como cristãos). Seja como for, nos encontraremos, como Jesus, com aqueles a quem amamos ou apreciamos, são os que menos nos escutam. Neste sentido, devemos recordar, também, que as pessoas veem mais os defeitos do que as virtudes, e aqueles que estiveram ao nosso lado durante anos podem dizer interiormente —Tu que fazias (ou fazes) isto ou aquilo, o que vais me ensinar? Pregar ou falar de Deus entre as pessoas do nosso povo ou família é difícil, mas é necessário. É preciso dizer que Jesus quando ia a casa estava precedido pela fama de seus milagres e sua palavra. Talvez, nós precisaremos estabelecer um pouco de fama de santidade por fora (e dentro) de casa antes de “predicar” às pessoas da casa. São João Crisóstomo acrescenta no seu comentário: «Presta atenção, por favor, na amabilidade do Mestre: não lhes castiga por não o ouvir, mas diz com doçura: ‘Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa’ (Mt 13,57). Resulta evidente que Jesus iria-se triste desse lugar, mas continuaria suplicando para que sua palavra salvadora fosse bem-vinda no seu povo. E nós (que nada vamos perdoar ou deixar de lado), igual temos que orar para que a palavra de Jesus chegue até aqueles que amamos, mas não querem nos ouvir.

Orai sem cessar: “Eu vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria” (Jr 3,15).
São João Maria Vianney, padroeiro dos Sacerdotes, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pelo Clero e pela Igreja de Cristo!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler