Reflexão do Evangelho 04/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 04 de outubro (Lc 10,38-42): «Uma só coisa é necessária»
Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!». O Senhor, porém, lhe respondeu: «Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada».

COMENTÁRIO: Se não é Deus o fim e o motivo de nossas atividades, é vão o nosso suor. Para que tenha valor sobrenatural, a nossa ação deve estar dirigida àquele que é princípio e fim de todas as coisas. Jesus se encontra hoje em Betânia, na casa de Lázaro e suas irmãs. Trata-se daquele conhecido episódio em que o Senhor repreende Marta, assoberbada entre panos e panelas, por sua desnecessária inquietação: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas… Logo depois de nos ensinar por meio da parábola do bom samaritano o dever que temos de amar nosso semelhante, o Senhor agora nos dirige o olhar para a necessidade, ainda mais imperiosa, de termos vida contemplativa. Não é casual a ordem em que o evangelista dispõe estes dois ensinamentos. Poucos versículos antes, com efeito, Jesus dissera que os mandamentos da Lei se resumem ao amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a si mesmo. Ora, uma leitura superficial destes dois preceitos fundamentais da ética cristã talvez nos induzisse a ver entre eles certa oposição e incompatibilidade. Afinal, como é possível amar a Deus de todo coração e, ao mesmo tempo, reservar um mínimo de afeto a quem está à nossa volta? Como ser um bom samaritano e, além disso, ter a Deus como centro de nossa vida? A resposta se encontra precisamente na figura de Maria. A exemplo dela, é preciso estar com o coração “focado” em Cristo; só ele que é o nosso único necessário, o propósito, o fim e a razão pela qual fazemos tudo o que fazemos. O problema de Marta, desse ponto de vista, não era o seu trabalho, mas a sua dispersão, a sua falta de “foco” na única coisa que importa: Jesus! Por isso, o motivo pelo qual devemos amar o nosso irmão não é mais do que Deus. É em Deus, por Deus e para Deus que se devem orientar todos os nossos amores, todas as nossas ações, trabalhos, atividades, descanso etc.. Peçamos a Ele, portanto, que nos faça firmes na esperança, para que possamos sempre nos lembrar de que é por Ele e para Ele que existimos, vivemos e amamos.

Orai sem cessar: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão”
São Francisco de Assis, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler