Reflexão do Evangelho 04/09/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 04 de setembro (Lc 4,38-44): «Curava os doentes e expulsava os demônios»
Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela. Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los. Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes, com diversas enfermidades, os levavam a Jesus. E ele impunha as mãos sobre cada um deles e os curava. De muitas pessoas saíam demônios, gritando: «Tu és o Filho de Deus!». Ele os repreendia, proibindo que falassem, pois sabiam que ele era o Cristo. De manhã, bem cedo, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, tendo-o encontrado, tentavam impedir que ele as deixasse. Mas ele disse-lhes: «Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado». E ele ia proclamando pelas sinagogas da Judéia.

COMENTÁRIO: «A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela». Manifesta-se aqui a eficácia da oração pelos outros: «Mal rogavam ao Salvador, diz São Jerônimo, e Ele imediatamente curava os doentes; dando a entender que também atende as súplicas dos fiéis contra as paixões dos pecados». Sobre esta cura instantânea e completa observa São João Crisóstomo: «Como a doença era curável deu a conhecer o Seu poder no modo de curar, fazendo o que a medicina não podia. Depois da cura da febre os enfermos necessitam de tempo para recuperar a sua antiga saúde, mas neste caso fez-se tudo no mesmo instante». Os Santos Padres viram na febre desta mulher uma figura da concupiscência: «Na febre da sogra de Pedro está representada a nossa carne afetada por diversas doenças e concupiscências; a nossa febre é a paixão, à nossa febre é a luxúria, a nossa febre é a ira, vícios que embora digam respeito ao corpo, perturbam a alma, a mente e o sentido». Quanto às consequências práticas, diz-nos São Cirilo: «Recebamos nós Jesus, porque quando nos visita e O levamos na mente e no coração extingue em nós o ardor das maiores paixões, e nos mantêm incólumes para que O sirvamos, isso é, para que façamos o que Lhe agrada».

Leia a Bíblia e ore sem cessar: “Senhor Jesus, Tu és o Médico dos médicos, e por onde o Senhor passou operastes maravilhas. Tu sabes tudo. Tu sabes aonde mais dói. Cura-me, Senhor!”
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler