Reflexão do Evangelho 05/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 05 de janeiro (Jo 1,45-51): «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!»
Filipe se encontrou com Natanael e disse-lhe: «Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas». Natanael perguntou: «De Nazaré pode sair algo de bom?». Filipe respondeu: «Vem e vê!». Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: «Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!». Natanael disse-lhe: «De onde me conheces?». Jesus respondeu: «Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi». Natanael exclamou: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». Jesus lhe respondeu: «Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas». E disse-lhe ainda: «Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!».

COMENTÁRIO: Jesus encontra a Filipe casualmente e lhe diz «Segue-me». Pouco depois, Filipe entusiasmado pelo encontro com Jesus Cristo, procura o seu amigo Natanael para lhe comunicar que encontrou a quem Moisés e os profetas esperavam. Natanael representa a nossa humanidade desconfiada e preconceituosa que tem dificuldade de acreditar nas evidências de Deus. Não acreditamos quando alguém nos fala das coisas de Deus e só confiamos naquilo que vemos, experimentamos e comprovamos. Hoje, Jesus nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, de alguém distante, que nos dizem: “Vem ver”! Às vezes perdemos o nosso precioso tempo buscando solução para os nossos problemas junto de pessoas a quem consideramos muito especiais e que nos prenunciam coisas que desejamos e, por isso, deixamos para trás o convite de Jesus. Jesus, também, nos vê debaixo das “figueiras” da vida (diversas situações) nas quais nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar, nos transformar, animar. Quando apenas “ouvimos falar” de Jesus nós desconfiamos e nos esquivamos, no entanto, a partir do momento em que fazemos uma experiência pessoal com Ele, nós também poderemos dizer como Natanael: “Jesus: Tu és o Filho de Deus, Tu és rei na minha vida!” Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para Lhe seguir, muitas maravilhas haveremos de presenciar…

Orai sem cessar: “Senhor, tu me examinas e me conheces, sabes quando me sento e quando me levanto. Penetras de longe meus pensamentos. Sabes todas as minhas trilhas. Tu me conheces por inteiro. Não te eram ocultos os meus ossos quando eu estava sendo formado em segredo, e era tecido nas profundezas da terra. Ainda embrião, teus olhos me viram.” (Sl 139)
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler