Solenidade da Epifania do Senhor!
«A epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo. Juntamente com o batismo de Jesus no Jordão e com as bodas de Caná, ela celebra a adoração de Jesus pelos “magos” vindos do Oriente (Mt 2,1). Nesses “magos”, representantes das religiões pagãs de povos vizinhos, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação.» (CIC, n° 528)
Evangelho de hoje, 05 de janeiro (Mateus 2,1-12): «Ajoelharam-se diante do Menino e o adoraram».
Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo». Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer. Responderam: «Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta: «E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel». Então Herodes chamou, em segredo, os magos e procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. Depois, enviou-os a Belém, dizendo: «Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo». Depois que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho.
COMENTÁRIO: Celebramos, com alegria, a solenidade da Epifania do Senhor, uma das festas mais importantes da Igreja (depois da Páscoa e do Natal). Com essa solenidade, encerra-se o Tempo do Natal. Mas o que é a celebração da Epifania? É a manifestação de Deus! Quando Jesus nasceu, Deus manifestou o Salvador para o mundo inteiro. Nós que não somos judeus sabemos que, durante séculos, Deus preparou o povo para a vinda do Salvador. Quando Deus criou o paraíso, Adão e Eva viviam em harmonia, mas a partir do pecado, o mundo perdeu essa harmonia. Desde então, vemos um mundo como o nosso, onde há morte, dor, pecado, sofrimento. Porém, Deus que não abandona seu povo, já no primeiro momento após o pecado dos nossos primeiros pais, Ele já prometeu um Salvador. A partir de Adão e Eva estávamos fadados ao inferno, mas Deus, em sua bondade, resolveu nos enviar um Redentor para que fossemos salvos. Então, surgiu Abraão, 2 mil anos antes de Cristo. Deus manda Abraão sair da terra dele e promete a ele uma descendência. Assim, o Senhor começou a traçar o percurso da nossa salvação. Depois vem toda a história dos profetas que já conhecemos. Não estava claro para aquele povo que o Salvador que viria seria somente para a salvação dos judeus ou de todos os homens, mas na festa de hoje, isso se revela, pois quando o Senhor se manifesta aos magos, eles eram pagãos. O Salvador veio para todos, Deus usou do povo judeu, escolhido para a salvação de toda a humanidade. Jesus é a descendência da mulher, filho de Abraão, filho de Davi, filho de Deus. Hoje, celebramos os reis magos vindos do oriente. Estamos tão acostumados com o Evangelho, que não sabemos o que são magos. Eles são feiticeiros, seguidores de falsas religiões. Seguiam uma falsa religião, mas ainda assim, Deus toca o coração deles, eles seguiram a estrela, e encontram o menino. A tradição nos diz que eles são magos, reis daquela certa religião. O Evangelho diz que eles despuseram das suas coroas e adoram o Menino. Era para ser Herodes o adorador do Menino, mas ele se apegou em sua coroa e quis matar o Menino…
Orai sem cessar: “Deixemo-nos guiar pela estrela de Belém ao longo de todo o ano que se inicia!”
Baltasar, Gaspar e Melchior, ensina-nos a ser verdadeiros adoradores de Jesus Cristo!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏