Reflexão do Evangelho 05/02/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 05 de fevereiro (Mc 6,30-34): «Como ovelhas sem pastor»
Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: «Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!». Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

COMENTÁRIO: «Faltava-lhes tempo até para comer». Nesse Evangelho nós percebemos como a força e o poder de Deus se manifestam na vida daqueles que lhe são consagrados. Os discípulos de Jesus estavam cansados e Ele os convidou a descansar consigo, em um lugar deserto. No entanto, não conseguiam porque a multidão sedenta os seguia em busca de ajuda. Apesar de todo cansaço e da hora avançada, Jesus teve compaixão daquele povo, pois era como “ovelhas sem pastor e começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.” O cristão deve estar disposto a sacrificar o próprio tempo, inclusive o descanso, para serviço do Evangelho. Esta atitude de disponibilidade levar-nos-á, a saber mudar os nossos planos quando o exija o bem das almas. O Senhor fez planos para descansar algum tempo, juntamente com os Seus discípulos, das absorventes tarefas apostólicas. Mas não os pode levar a cabo pela presença de um grande número de gente que acorre a Ele ávida da Sua palavra. Jesus Cristo não só não Se aborrece com eles, mas sente compaixão ao ver a necessidade espiritual que têm. «Morre o Meu povo por falta de conhecimento (falta de doutrina)» (Os 4, 6). Necessitam de instrução e o Senhor quer satisfazer esta necessidade por meio da pregação. «A fome e a dor comovem Jesus, mas, sobretudo, comove-O a ignorância» (Cristo que passa, °109).

«O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus «descansou» no sétimo dia (Ex 31, 17), o homem deve também «descansar» e deixai que os outros, sobretudo os pobres, «tomem fôlego». O sábado faz cessar os trabalhos quotidianos e concede uma folga. É um dia de protesto contra as servidões do trabalho e o culto do dinheiro» (CIC, n° 2172).
Santa Águeda, Virgem e Mártir, ensinai-nos a defender a Igreja e nos manter firmes na fé que professamos!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler