Reflexão do Evangelho 05/08/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Festa da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Segundo a tradição, no séc. IV, em pleno verão, a Virgem Maria teria aparecido sobre o monte Esquilino e, como por milagre, feito nevar apenas ali, para indicar o seu desejo de que lhe fosse erigida uma igreja naquele lugar: a futura Basílica de Nossa Senhora Maior.

Evangelho de hoje, 05 de agosto (Mt 16,24-28): «A Cruz como caminho de felicidade!»
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida? O Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão antes de verem chegar o Filho do homem, na glória do seu Reino».

COMENTÁRIO: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz». Nestas palavras do Salmo «Eis que vem o Senhor, o nosso Protetor, o Santo de Israel», Gertrudes compreendeu que, se alguém se aplicasse de todo o coração em empenhar a sua vontade a desejar que todos os seus comportamentos, tanto na alegria como na adversidade, obedecessem à mui adorável vontade de Deus, prestaria ao Senhor, através da graça, a mesma honra que presta ao Soberano aquele que lhe põe a coroa imperial na cabeça. Gertrudes viu o Senhor avançar por um caminho agradável pela beleza das folhagens e das flores, mas estreito e áspero, e passando por entre espessos arbustos de espinhos. O Senhor parecia avançar atrás de uma cruz, que, afastando os espinhos para os lados, abria uma passagem, e voltava-Se, de rosto sereno, para os que O seguiam, animando-os e dizendo-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me». Compreendeu então que cada um tem como cruz as suas provações. Por exemplo, a cruz de uns consiste em, sob o aguilhão da obediência, agirem contrariamente à própria vontade; a de outros, em verem o peso das doenças opor obstáculos à sua liberdade; outros pela perda – pela dor inigualável de um ente querido, e por aí afora… Cada um terá de levar a sua cruz aceitando de boa vontade sofrer o que o contraria, e aplicando-se nisso o melhor que puder, sem negligenciar coisa alguma que sabe ser em louvor a Deus (Santa Gertrudes de Helfta, monja beneditina).

«O fim de todo ser humano é alcançar a felicidade. Mas a felicidade não se alcança quando se procura sempre o mais cômodo e apetecível, mas sim quando se ama decididamente, mesmo que o amor implique sacrifício»
À Jesus toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler